A resseguradora IRB Brasil (IRBR3) vê suas ações com intensa valorização neste início de 2023. O fôlego vem de encontro com a longa pressão nos papéis registrada desde as polêmicas.

Em 2020, 2021 e 2022 as ações IRBR3 caíram mais de 76%, 50% e 78%, respectivamente.

Segundo os registros, as ações do IRB acumulam alta de 37,21% em 2023 até esta quinta-feira, 12 de janeiro, mas o avanço positivo iniciou-se ainda no ano passado.

Créditos: Reprodução/Google Finanças
Créditos: Reprodução/Google Finanças

Autoridades já questionaram avanço das ações IRBR3

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) questionou à empresa sobre as oscilações atípicas registradas nas ações IRBR3, sendo que o documento menciona negociações entre os dias 21 de dezembro até 4 de janeiro.

Em resposta dada no dia seguinte, 5 de janeiro, o IRB afirmou "que não tem conhecimento de nenhum fato ou ato relacionado às suas atividades que não tenham sido informados ao mercado que possam ter sido capazes de justificar a oscilação relatada".

Ações IRBR3: empresa aprova grupamento de 30 para 1

Após oferta restrita, o IRB anunciou em 22 de dezembro aos seus acionistas e ao mercado em geral que a Assembleia Geral Extraordinária aprovou um grupamento da totalidade das 2.467.890.331 (bilhões) de ações ordinárias de emissão da companhia. Não haverá modificação do capital social.

Em procedimento parecido com o adotado pela Oi (OIBR3), o grupamento de ações do IRB será realizado na proporção de 30 para 1.

Segundo o documento divulgado, depois da efetivação do grupamento, o capital social da resseguradora IRB permanecerá no montante de R$ 5.453 bilhões, mas passará a ser dividido em 82.263.011 milhões de ações ordinárias e 1 ação preferencial de classe especial de titularidade da União Federal.

Conforme constou na Proposta da Administração para a assembleia com acionistas, o grupamento somente será efetivado após o prazo de 30 dias de sua aprovação, a fim de que os acionistas possam ajustar suas posições acionárias em lotes múltiplos de 30 ações ordinárias de emissão da IRB.

Os ajustes na posição acionária serão realizados pelos próprios acionistas, a seu livre e exclusivo critério, por meio de negociações voluntárias, conforme suas respectivas estratégias de investimentos.

Uma vez transcorrido o prazo mencionado, o grupamento de ações produzirá efeitos automaticamente, sem a necessidade de qualquer formalidade adicional.

Assim, o IRB informa que o referido prazo se encerrará em 24 de janeiro de 2023, inclusive, de modo que serão consideradas, para fins do grupamento de ações, as posições acionárias detidas pelos acionistas ao final do pregão desse mesmo dia (data base).

A partir do dia 25 de janeiro de 2023, as ações do IRB Brasil (IRBR3) serão negociadas já considerando os efeitos do referido grupamento. A partir de então, os acionistas terão as ações com cotação maior e quantidade ajustada.

Como ato subsequente à efetivação do grupamento, as frações de ações eventualmente existentes serão identificadas, agrupadas em números inteiros e vendidas pela resseguradora em leilão a ser realizado na B3 em data a ser oportunamente divulgada.