A Smile Fidelidade (ticker SMLS3), empresa gestora do programa de milhagem da aérea Gol, publicou os resultados obtidos durante o segundo trimestre de 2020 (2T20) na central online de informações aos investidores.

De abril para junho deste ano, a empresa viu alguma melhoria em meio à pandemia, pois houve aumento de 95% nas emissões de bilhetes aéreos com queda de 45% nos cancelamentos dos bilhetes. A companhia disse que se recuperou bem "no acúmulo de milhas, com expansão de 89,5% entre abril e junho de 2020".

O faturamento bruto da Smile durante o 2T20, que foi de R$ 321,7 milhões, no entanto, representa queda de -53% em comparação com o resultado de R$ 684,3 milhões brutos no segundo trimestre do ano passado (2T19); e frente ao primeiro trimestre de 2020, por sua vez, a queda foi um pouco mais suave, -48,9%.

A receita líquida da Smiles durante o segundo trimestre de 2020 foi de R$ 56,5 milhões, uma queda de -79,6% em relação ao 2T19 quando foram captados R$ 278 milhões; ao se comparar com a receita líquida obtida nos três primeiros meses deste ano, a desvalorização é de R$ 171,3 milhões em queda de 67%.

A empresa explica que "a variação na Receita Líquida no período é majoritariamente explicada pelos efeitos da covid-19, com restrições impostas ao setor de viagem e turismo".

Já as Despesas Operacionais no 2T20 diminuíram 38,8% quando comparadas ao 1T20 e 48,8%, na comparação com o mesmo período em 2019, ajuste feito ao pior momento vivido pelo turismo.

Em meio ao caos recaído entre abril e junho deste ano, a companhia viu "forte engajamento dos clientes às alternativas de resgate no Universo do Viajante, principalmente do Shopping Smiles desde o início da pandemia".

Lucro no 1T e prejuízo no 2º

O resultado líquido da Smiles durante o 2T20 foi um prejuízo de R$ 400 mil, contra R$ 155,7 milhões de lucro líquido no segundo trimestre de 2019, queda de -100%. No 1T20 o lucro líquido foi de R$ 56,3 milhões.

O lucro bruto do 2T20 foi de R$ 28,5 milhões frente a R$ 256,9 milhões brutos do 2T19, mostrando queda de -88,9%.

A Smiles também viu seu Ebitda com prejuízo durante o segundo trimestre deste ano, ficando em -R$ 6,2 bilhões sob queda de -103,4% em relação ao 2T19. A margem do Ebitda entre abril e junho de 2020 foi de -11%.

- Veja como foi o 2T20 da Smiles na íntegra

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