Os trâmites da oferta pública inicial (IPO) da Petz, empresa do ramo de varejo e comércio de produtos e serviços de animais domésticos estão a todo vapor. A empresa vai começar a ser negociada na bolsa de valores de São Paulo (B3) no dia 11 de setembro com o ticker PETZ3. O período de reserva da ação começou em 26 de agosto e termina no próximo dia 8 de setembro, terça-feira, devendo o interessado realizar a operação junto às instituições habilitadas nesse período. As ações serão liquidadas em 14 de setembro.

As informações foram publicadas pelo prospecto preliminar, documento esse que também traz a faixa indicativa de preços do IPO definida entre R$ 12,25 e R$ 15,25. Considerando o preço médio (R$ 13,75), a operação pode movimentar até R$ 2,24 bilhões.

O IPO da Petz está sendo coordenado pelo Itaú BBA, Santander, BTG Pactual, JP Morgan e Bank of America.

Mas será que vale a pena entrar no IPO de PETZ3? A empresa vem apresentando crescimento conciso nos lucros nos últimos 3 anos, mas o valor inicial do IPO equivale a aproximadamente 50x lucro (P/L) o que pode dificultar um pouco o engajamento de novos investidores. Veja o prospecto preliminar e faça sua análise.

IPO de Petz3 será primária e secundária

Com o dinheiro captado pela oferta primária, a empresa pretende usar os recursos para investir em novas tecnologias digitais e para abrir novas unidades. De outro lado, do montante vindo da oferta secundária, 55% serão destinados ao fundo Warburg Pincus e os 45% restantes irão para o fundador da Petz, Sergio Zimerman.

Veja o cronograma do IPO da PETZ3:

Período de reservas da PETZ3 termina em 8 de setembro.
Período de reservas da PETZ3 termina em 8 de setembro.

Sobre a PETZ

Fundada em 2002 pelo Sergio Zimerman, que hoje é CEO da empresa, a varejista Petz é uma rede que atua na venda de produtos e serviços de saúde e de estética a animais domésticos, composta por 110 lojas espalhadas por 13 estados brasileiros, incluindo Distrito Federal. Há também uma plataforma digital para venda e entrega de produtos que vem tendo bons resultados em meio à pandemia.

A participação das vendas pelos canais digitais passou de 7,7% em 2019 para 27% em abril de 2020, o que ultrapassou a expectativa de chegar aos 20% em 5 anos que a empresa tinha.

A Petz fechou o primeiro semestre de 2020 com lucro líquido de R$ 22.092 milhões frente ao resultado de R$ 3.070 milhões obtido nesse período do ano passado, conforme consta na demonstração financeira divulgada.

Quanto ao desempenho do ano passado, a receita bruta atingida foi de R$ 1,16 bilhão, o que representa uma alta de 28,4% em relação ao ano de 2018. Já o lucro líquido apresentou queda anual de -24% em 2019 e terminou o período em R$ 23,6 milhões.