A Companhia de Bebidas das Américas, Ambev (ABEV3) reportou um lucro líquido de R$ 6,890 bilhões no fim do quarto trimestre de 2020 (4T20), o que é uma alta de 63,3% em relação a esse período do ano anterior.

A gigante em cervejas com diversas marcas, como Skol, Brahma e Antarctica teve um lucro líquido acumulado de R$ 11,731 bilhões em 2020, queda 3,7% se comparado a 2019.

A receita líquida ficou em R$ 18,5 bilhões no quarto trimestre de 2020, sendo um crescimento orgânico de 13,4% frente ao balanço desse período de 2019. Ademais, também mostrando alta, a receita líquida acumulada em 2020 atingiu R$ 58,3 bilhões ante os R$ 52 bilhões registrados um ano antes.

Por sua vez, o ebitda ajustado caiu 11% entre os anos de 2019 e 2020 para R$ 21,591 bilhões com margem de 37%; já a queda orgânica no 4T20 foi de 0,1% como pode ser visto na tabela abaixo:

Fonte: RI/Ambev.
Fonte: RI/Ambev.

- Veja o balanço do 4T20 completo.

Outros destaques

A Ambev destacou no relatório que os resultados obtidos no 4T20 foram beneficiados com R$ 4,3 bilhões de créditos tributários extemporâneos concedidos à empresa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2017 que considerou inconstitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Confis.

As despesas com vendas, gerais e administrativas da cervejaria apresentaram uma alta de 15% no 4T20 baseada no "faseamento de trimestres anteriores e suportando a recuperação dos volumes nos mercados de operação", explicou a Ambev.

O fluxo de caixa operacional caiu 12,9% no fim do 4T20, representado por R$ 8,393 bilhões. As despesas de capitais, dadas pelo Capex, foram de R$ 1,394 bilhão no período de outubro a dezembro de 2020, uma retração de 30,4%.

Segundo o site Fundamentus, as ações da Ambev (ABEV3) apresentaram uma desvalorização de 14,20% em 2020, revertendo o resultado positivo de 24,08% registrado em 2019.

Ambev investe em delivery de bebidas

Em meio à pandemia de covid-19, que agride o movimento dos estabelecimentos, a Ambev passou o ano de 2020 investindo na digitalização da empresa, estratégia que deve seguir sendo usada daqui em diante.

Com uma plataforma de entrega de bebidas batizada de Zé Delivery que atende mais de 200 cidades brasileiras, a cervejaria aproximou o contato com os clientes e verejistas parceiros, registrando 27,3 milhões de pedidos em 2020, um grande avanço frente ao total de 1,5 milhão de pedidos feitos em 2019.