O Grupo Mateus (GMAT3) teve um lucro líquido ajustado de R$ 776 milhões em 2020, o que é um crescimento de 112,2% em relação aos R$ 366 milhões obtidos em 2019, conforme mostra o balanço de resultados divulgado em 24 de março.

A empresa, que fez IPO em outubro do ano passado, registrou uma receita líquida de R$ 12,3 bilhões em 2020, sendo uma alta de 42,4% na comparação com 2019.

Também com forte desempenho, o ebitda ajustado atingiu R$ 1,004 bilhão em 2020, com salto anual de 76,8%. Por sua vez, a margem ajustada do ebitda subiu 1,6 ponto percentual para 8,1%.

Desde a divulgação dos resultados de 2020, em 24 de março, as ações chegaram a apresentar uma alta de 10,62% no pico do dia 26, aos R$ 8,02. Mas já se vê um recuo, pois a GMAT3 estava cotada a R$ 7,55 em 29 de março com baixa diária de 2,58%. Desde a estreia na bolsa de valores, as ações caíram 6,61%.

Expansão do Grupo Mateus em 2020

Em 2020, o Grupo Mateus abriu 39 novas lojas, um recorde; enquanto que em 2019 foram feitas 24 inaugurações. Com isso, a área de vendas aumentou 29,5% nesse intervalo e a quantidade de lojas no fim de 2020 totalizou 159.

"O plano de expansão da companhia contempla a consolidação nos estados onde já atuamos e a expansão para novos estados com todos os canais de vendas. Das 39 lojas inauguradas, 18 estão localizadas no Maranhão, 16 no Pará e 5 no Piauí", disse o Grupo Mateus.

4T20 do Grupo Mateus

O Grupo Mateus teve um lucro líquido ajustado de R$ 241 milhões no quarto trimestre de 2020 (4T20), o que significa uma forte alta de 142,7% frente aos R$ 99 milhões registrados nesse período de 2019.

A receita líquida do 4T20 foi de R$ 3,635 bilhões ante R$ 2,373 bilhões do ano anterior, como pode ser visto na tabela abaixo onde também há outras informações:

Fonte: Grupo Mateus/RI.
Fonte: Grupo Mateus/RI.

"O segmento de atacarejo (cash and carry) manteve seu acelerado ritmo de crescimento, com uma receita bruta que totalizou R$ 2,076 bilhões no 4T20, com um aumento de 78%. O segmento é o mais representativo do Grupo, com uma participação de 49% na receita total", disse o Grupo Mateus.

Segundo o documento divulgado, o segmento de varejo (que conta com supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança) teve uma receita bruta de R$ 1,183 bilhão, sendo 28% da receita total do trimestre.