Após o IPO de fevereiro, a Mosaico (MOSI3) segue com seus balanços e projetos. Em 17 de maio, a empresa divulgou que teve um lucro líquido ajustado de R$ 2,9 milhões no primeiro trimestre do ano (1T21), o que representa uma queda de 68% em relação ao mesmo período de 2020. De outro lado, no registro contábil há um resultado negativo de R$ 53 mil nos meses de janeiro a março de 2021.

Segundo a empresa, essa perda financeira veio por causa de eventos não recorrentes no período, sendo eles: os custos da realização da oferta pública inicial (IPO) e a quitação de empréstimos. Veja abaixo os principais resultados da Mosaico no 1T21 e a recomendação dos especialistas da XP.

1T21 da Mosaico; veja os destaques

Apesar do lucro ter saído prejudicado do 1T21, a Mosaico mostrou que os resultados operacionais tiveram crescimento no período. Segundo o relatório divulgado em 17 de maio, o Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla inglesa) foi de R$ 1,016 bilhão no primeiro trimestre de 2021, o que é uma alta anual de 28,7%.

A Mosaico explicou que a alta do GMV foi causada por maior conversão de visitas em clientes, sendo reflexo também do novo patamar de preços dos produtos que a empresa tem mais participação.

Crescendo em meio à pandemia, o volume de visitas nas plataformas da Mosaico no 1T21 foi de 186,9 milhões de pessoas; um salto anual de 12,9%.

Com bons resultados operacionais, a receita líquida da Mosaico atingiu R$ 51,2 milhões no 1T21, sendo uma alta de 18% na comparação com o mesmo período de 2020.

Também puxado pelas despesas do IPO, o ebitda ajustado ficou em R$ 6,9 milhões no 1T21, sendo uma retração de 55,4% frente ao mesmo período de 2020.

Em relatório, a XP Investimentos disse que a receita do 1T21 ficou 4% abaixo das expectativas, mas o desempenho do ebitda superou as estimativas dos especialistas em 6%.

Por fim, outro destque são as despesas operacionais da Mosaico, que tiveram aumento anual de 67,9% no 1T21, para R$ 42,6 milhões. Segundo o balanço, a alta das despesas foi causa por maior investimento em marketing e em gastos com pessoal. "Vale destacar também as despesas relacionadas ao IPO, que totalizaram R$2,2 milhões de reais no 1T21", disse empresa.

Recomendação de compra de MOSI3

Apesar das perdas financeiras, a Mosaico continua sendo vista com bons olhos pelos especialistas da XP Investimentos. Por relatório, a equipe da casa acredita que a empresa irá ganhar espaço em seu setor (comércio eletrônico).

Entre os motivos que sustentam o olhar positivo está o lançamento da plataforma de cashback - em parceria com o banco BTG Pactual -, que já está integrada ao portal Zoom e assim oferecida aos clientes; a integração da operação da Vigia de Preço, empresa de tecnologia que desenvolve soluções para consumidor digital adquirida recentemente; além do "forte ambiente competitivo entre as empresas de e-commerce que favorece o posicionamento da Mosaico dado que ela gera tráfego para essas plataformas", disseram os especialistas.

Assim, a XP segue mantendo sua recomendação de compra das ações da Mosaico (MOSI3), com preço-alvo de R$ 38 por papel para o fim de 2021.

Mosaico teve GVM de R$ 4,2 bi em 2020

O grande resultado de 2020 foi o Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês) gerado para as empresas parceiras da Mosaico, que totalizou R$ 4,2 bilhões no ano, com um crescimento de 122,3% em relação a 2019. "Esse desempenho é explicado pela aceleração causada pelos efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado de comércio eletrônico no Brasil durante o ano de 2020; pela aquisição de Buscapé, consolidado a partir de novembro de 2019, com impacto cheio em 2020; e pela eficiência da Companhia, que manteve a intensidade de seus esforços na criação de conteúdo, melhoria da experiência do usuário e qualificação de tráfego", disse a empresa. Em 2019, o GMV foi de R$ 1,880 bilhão.

Segundo o relatório, a plataforma da Mosaico recebeu 960,5 milhões de visitas em 2020; uma alta de 125%. Por sua vez, as visitas não pagas cresceram 116,8% para 376,3 milhões em 2020.

Outros resultados da Mosaico em 2020

A Mosaico divulgou que teve um lucro líquido de R$ 26,5 milhões no quarto trimestre de 2020 (4T20), o que representa uma queda de 57,2% em relação a esse período de 2019, com influência das despesas da compra do Buscapé.

De outro lado, a receita líquida da Mosaico ficou em R$ 70,6 milhões no 4T20, sendo uma alta de 29,5% m relação a esse período de 2019.

Considerando todos os meses de 2020, a empresa registrou um lucro líquido de R$ 60,4 milhões, sendo um recuo de 5,5% em relação a 2019.

Entretanto, a receita líquida da Mosaico saltou 103% quando comparado a 2019, totalizando R$ 231,3 milhões em 2020. O ebitda, por sua vez, atingiu R$ 68,7 milhões em 2020, tendo um crescimento anual de 20,8%. No entanto, a margem do ebitda caiu 20,2 pontos percentuais nesse intervalo e foi para 29,7% em 2020.

A empresa também anunciou que teve um resultado financeiro negativo de R$ 4,2 milhões em 2020 devido, principalmente, ao pagamento de juros sobre o financiamento feito para a compra do Buscapé em 2019. "Esse empréstimo foi quitado com os recursos do IPO em fevereiro de 2021 e a companhia está capitalizada para o próximo ciclo de crescimento", disse o relatório.

Por sua vez, o GMV gerado pela Mosaico em 2020 também apresenta forte alta, na comparação anual e trimestral, como pode ser visto na imagem abaixo:

Fonte: RI/Mosaico.
Fonte: RI/Mosaico.