A empresa de comércio eletrônico Mosaico (MOSI3), dona dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro, fez dois grandes anúncios na manhã dessa terça-feira, 11 de maio. O primeiro foi a compra da empresa de tecnologia 'Vigia de Preço'. O segundo comunica ao mercado início do funcionamento de uma plataforma de cashback da Mosaico com intermédio do BTG Pactual.

O mercado gostou das novas informações e fez os papeis da empresa saltarem mais de 9% na tarde desta terça (11), batendo R$ 23,77. Na abertura do pregão a ação de MOSI3 estava cotada a R$ 22.

Mosaico vai pagar até R$ 7,5 milhões pelo Vigia de preço

A Vigia de Preço é uma empresa que desenvolve soluções para auxiliar o consumidor digital. Ela é comumente utilizada como uma extensão para o navegador Chrome que ajuda o usuário a encontrar ofertas, cupons e fazer análise de preços em lojas online.

O valor total da operação poderá atingir R$ 7,5 milhões. Esse valor será pago em sua totalidade em até 180 dias a depender de condições contratuais e do atingimento de metas operacionais.

"Essa aquisição está alinhada ao objetivo estratégico da Companhia de ampliar a presença em toda a jornada de compra do consumidor, ao aumentar a interação com os usuários fora dos aplicativos de smartphones e das plataformas da Mosaico. Com essa transação, a Mosaico também reforça seu time com profissionais experientes no comércio eletrônico brasileiro", diz a nota divulgada.

Em 2020, o Vigia de Preço gerou R$113 milhões em GMV captado (gross merchandise value) para lojistas parceiros e alcançou R$5,2 milhões de receita bruta. Atualmente, a plataforma conta com aproximadamente 200 mil extensões instaladas.

Plataforma de cashback

O objetivo da Mosaico com a plataforma de cashback é aumentar a participação da empresa na fase final do funil de compras, tornando a experiência dos usuários mais completa e fluida.

Além do aumento do engajamento, recorrência orgânica e a consequente redução no custo de aquisição de clientes, o cashback também vai diversificar as categorias que compõe a receita da empresa e enriquecer os dados de compra dos consumidores, permitindo a criação e personalização dos produtos oferecidos.

A ferramenta, que foi desenvolvida internamente em quatro meses, passará a ser implementada de forma gradual para os consumidores da marca Zoom.

Página inicial do site Zoom. Créditos: Reprodução/Zoom
Página inicial do site Zoom. Créditos: Reprodução/Zoom

Como vai funcionar o cashback?

Utilizando-se de ferramentas de marketing digital, a Mosaico espera prestar um serviço de educação dos clientes por meio de conteúdo editorial, em seguida permitir que eles consultem preços em centenas de lojas, para que então decidam o melhor momento de comprar, mas agora com o benefício de acumular cashback.

E para que o cliente receba o benefício do cashbak será bastante simples: ele só precisará estar logado no momento da compra.

O cashback tem como parceiro financeiro o BTG Pactual, responsável pela operação da carteira virtual (wallet) do serviço.

Novidades funcionarão em conjunto

Além disso, a Mosaico também destacou nos comunicados publicados que ambas as novas ferramentas serão complementares uma a outra, pois a aquisição do Vigia de Preço potencializa o serviço de cashback, que também será oferecido fora das plataformas da companhia, interagindo com os consumidores durante sua jornada de compra online em diversos sites.

"A combinação do cashback e a extensão do navegador também reforça a possibilidade de ampliar a participação em categorias de produtos nas quais a companhia ainda não tem forte representatividade, como moda e saúde e beleza", divulgou a companhia.