A pessoa chega no universo dos investimentos ansiosa por começar a aplicar valores em algumas ações. Começa a estudar sobre elas e então se depara com vários tipos de ações diferentes. Da mesma companhia muitas vezes. Nomes estranhos como preferenciais, ordinárias, units… Bate até um nervoso! Mas calma. Aqui nesse artigo a gente explica quais são os tipos de ações e as características de cada uma delas.

Mas antes de mais nada, é importante deixar bem claro o que são as ações, não é mesmo? Também chamadas simplesmente de "papéis", elas são parcelas ou frações do capital social de uma empresa, ou seja, unidades de título emitidas por elas. Elas podem ser negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o patrimônio da empresa, um dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. O capital social, assim, é a própria empresa.

Para uma companhia, negociar suas ações têm como vantagem o ganho de valores com a venda delas. O que possibilita o investimento desse dinheiro de diversas formas, fazendo com que a empresa cresça ainda mais.

Já para aquele que compra uma ação, ou seja, que se torna acionista, a vantagem está no ganho dos lucros sempre que a companhia se sair bem no mercado. Com pouco dinheiro e de uma forma descomplicada é possível se tornar sócio de um negócio.

Tipos de ações

Existem dois tipos de ação. São elas:

Ordinárias nominativas (ON) - Ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa. Confere a seu titular o direito de voto em assembleia. Não dão direito preferencial a dividendos. Normalmente ações desse tipo possuem o número 3 no ticker (Ex: NATU3 - Natura; BBDC3 - Bradesco).

Preferenciais nominativas (PN) - Ação que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral, não concede direito a voto em assembleia. Normalmente ações desse tipo possuem o número 4 no ticker (Ex: BBDC4 - Bradesco; PETR4 - Petrobras).

Mas e as Units? Onde entram? Calma que nós vamos chegar lá. As Units não são bem um tipo de ação e nós vamos explicar, mas antes é bom entender que existem alguns outros tipos de classificação. Veja abaixo.

Diferentes classes de ações

As ações também podem ser diferenciadas por classes. Essa classificação geralmente é indicada por letras como A, B, C ou alguma outra que apareça após o "ON" ou o "PN".

As características de cada classe são estabelecidas pela empresa emissora da ação, em seu estatuto social. Essas diferenças variam de empresa para empresa, portanto não é possível fazer uma definição geral das classes de ações.

Tipo de registro

As ações também podem ser organizadas pelo tipo de registro. São esses os tipos possíveis:

Nominativas: Cautela ou certificado que apresenta o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação do termo, em livro próprio da sociedade emitente e identificada pelo acionista.

Escriturais: não são representadas por cautela ou certificado. Funciona como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas. Não há movimentação física de documentos. Por exemplo, as ações negociadas no Brasil na Bovespa e no mercado de balcão organizado são deste tipo.

Ao portador: Sem identificação de propriedade. São de quem apresentar as ações. Desde 1990 o Brasil não possui mais ações dessa forma, como forma de coibir o uso desses papéis na lavagem de dinheiro.

Pela liquidez

Há também as classificações pela liquidez do papel. São elas:

Primeira linha ou blue chips: grande volume negociado, grande número de vendedores e compradores;

Segunda linha: ações menos negociadas.

Grau de capitalização

No universo dos investimentos também é comum que vejamos uma classificação pelo grau de capitalização de mercado da empresa. Small caps, por exemplo, é um termo bem recorrente. Entenda o que:

Large caps: alta capitalização

Mid caps: média capitalização

Small caps: baixa capitalização

Tipo de mercado

Também há uma classificação por tipo de mercado, ou seja, pela forma como as ações podem ser compradas e vendidas. Nesse quesito elas são classificadas da seguinte forma:

Mercado integral (lote-padrão): Lote de títulos que apresentam múltiplos da quantidade estabelecida como lote padrão. Essa quantidade de títulos é prefixada pelas bolsas de valores. Quando um investidor opera comprando ou vendendo em múltiplos do lote padrão, sua ordem cai no Mercado Integral, onde estará disponível para investidores de maior porte, que também estão operando dentro do lote padrão.

Mercado fracionário (lote fracionário): Lote de títulos que apresenta uma quantidade de ações inferior ao lote-padrão estabelecido. Quando um investidor opera comprando ou vendendo em quantidades abaixo do lote padrão, sua ordem cai em um mercado paralelo chamado de Mercado Fracionário, onde estará disponível somente para investidores de pequeno porte, os quais também estão operando abaixo do lote padrão.

E as Units?

Agora chegamos nelas. Outro termo recorrente quando se trata de ações é o "Units". Ele pode causar um pouco de confusão porque apesar de ser apresentado como uma opção de compra de ações, ele não se trata de um tipo de ação propriamente dito. Como assim?

Na realidade, ele é uma forma de venda das ações. As Units são como pacotes de ações que o investidor pode comprar.

Conforme explica a B3, "Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários, como uma ação ordinária e um bônus de subscrição, por exemplo, negociados em conjunto".

Elas são compradas e/ou vendidas no mercado como uma unidade, sempre. E em geral, o ticker de sua listagem na bolsa vem acompanhado do número 11.

No site da B3 há alguns exemplos apresentados e nós reproduzimos eles aqui pra vocês.

Tabela demonstrativa oferecida pela B3 para explicar composições possíveis de ações Units. Créditos: Reprodução/B3
Tabela demonstrativa oferecida pela B3 para explicar composições possíveis de ações Units. Créditos: Reprodução/B3

Entendeu? Então esses são os tipos de ações. E aí, na sua estratégia, qual você pretende comprar? Comente.