A Mosaico Tecnologia ao Consumidor (MOSI3), dona das marcas conhecidas do comércio eletrônico e buscadores de produtos na internet, como Zoom, Buscapé e Bondfaro, definiu seu preço inicial para o IPO que ocorre nesta sexta, 5. A empresa vai entrar para a bolsa de valores brasileira ao preço de R$ 19,80, topo da faixa definida no período de reserva, entre R$ 15,40 e R$ 19,80. Com o valor inicial definido, R$ 1,215 bilhão foram captados na oferta, bem acima do esperado.

O período de reservas para participar do IPO foi de 20 de janeiro a 2 de fevereiro. As ações estreiam no dia 5. Além do lote primário (que vai para o caixa da empresa) e secundário (para os acionistas donos) foram incluídos também os dois lotes suplementares (também para os donos). Assim, 29 milhões de papeis da oferta será primário e 32 milhões secundário.

Preço do IPO da Mosaico é definido em R$ 19,80 - Fonte: CVM
Preço do IPO da Mosaico é definido em R$ 19,80 - Fonte: CVM

Segundo o prospecto preliminar enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Mosaico vai ser negociada na B3 com o ticker MOSI3.

Ações de MOSI3 tiveram rateio

Como houve grande procura pelos papeis da empresa e para atender todos que fizeram as reservas, a empresa teve que fazer um forte rateio entre os interessados. Assim, investidores do varejo que optaram pela opção sem lock-up terão menos de 1% do valor reservado atendido. Veja:

Resumo do rateio das ações de MOSI3 que estreiam nesta sexta (5) - Fonte: CVM
Resumo do rateio das ações de MOSI3 que estreiam nesta sexta (5) - Fonte: CVM

IPO da Mosaico

A oferta base do IPO consistirá na disponibilização total de 45 milhões de ações - uma primária de 29,2 milhões, com recursos para injeção no caixa da empresa; e uma oferta secundária de 16,2 milhões de ações, cujos titulares da empresa são os vendedores da oferta.

Ademais, como houve muita procura pelos investidores, foram colocados no mercado os lotes adicionais de 9 milhões de ações ordinárias e um pacote suplementar de até 6,8 milhões de ações, de forma que o IPO movimentou ainda mais dinheiro, chegando então a R$ 1,2 bilhão de captação.

Com os recursos levantados com a distribuição primária do IPO, que por regra devem ser destinados ao caixa da empresa, a Mosaico disse que vai quitar o financiamento feito junto ao BTG Pactual para a compra do Buscapé recentemente e ampliar a participação no mercado eletrônico.

Os coordenadores do IPO são BTG Pactual, Itaú BBA, XP Investimentos e JP Morgan, além do grupo Goldman Sachs.

Período de reserva do IPO da Mosaico

Conforme o cronograma divulgado pelo prospecto, o período de reserva das ações no IPO da Mosaico foi de 20 de janeiro a 2 de fevereiro para os investidores não institucionais.

Cada investidor de varejo (pessoa física, jurídica ou clubes de investimento registrados na B3) deve respeitar os valores mínimo e máximo de R$ 3 mil e R$ 1 milhão respectivamente. Houve ainda a opção de compra com Lock-up de 40 dias, sem possibilidade de venda dos papeis nesse período.

Quem é a Mosaico

Dona de várias marcas de comércio eletrônico, como Zoom, Buscapé e Bondfaro, a Mosaico é uma plataforma de contéudo digital e vendas online. Por meio de aplicativos e sites, as vitrines virtuais receberam 30 milhões de visitantes únicos em setembro de 2020. No decorrer do ano anterior, em 2019, as visitas totais bateram 427 milhões de pessoas.

Até 13 de janeiro de 2021, o capital social da Mosaico era de R$ 63,4 milhões, representado por 97,3 milhões de ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal.

"Nós ajudamos nossos usuários por toda sua jornada de consumo, desde a descoberta do produto que se encaixa no seu desejo e necessidade, a escolha do melhor lugar para comprar entre mais de 500 lojas parceiras, até o final da sua jornada, garantindo que seu produto chegue conforme esperado", conta a empresa pelo prospecto do IPO.

A empresa diz ainda que quer entrar forte no nicho de cashback, ferramenta em que consumidor recebe de volta uma parcela do valor da compra. Esse acordo para recebimento e pagamentos via cashback foi firmado com o banco BTG Pactual em 11 de janeiro de 2021 em contrato com duração de 5 anos. "Com o cashback, esperamos que mais consumidores finalizem as compras em nossas plataformas, incrementando o GMV gerado para nossos parceiros e aumentando a recorrência das visitas em nossas plataformas", diz o prospecto do IPO.

Caso todas as novas ações entrem no mercado (sem contar os lotes suplementares) a Mosaico terá a seguinte organização societária:

Quadro societário da Mosaico após IPO - Fonte: Prospecto
Quadro societário da Mosaico após IPO - Fonte: Prospecto

Com o êxito da digitalização do e-commerce em meio à pandemia, a Mosaico registrou receita bruta de R$ 66,5 milhões e um Ebitda de R$ 18,8 milhões no terceiro trimestre de 2020. Veja abaixo os principais resultados financeiros obtidos pela empresa entre 2017 e 2020:

Entre 2018 e 2019, o lucro líquido da Mosaico saltou de R$ 5 milhões para R$ 63,9 milhões.
Entre 2018 e 2019, o lucro líquido da Mosaico saltou de R$ 5 milhões para R$ 63,9 milhões - Fonte: Prospecto/Mosaico.

- Veja o prospecto do IPO da Mosaico na íntegra

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