A Mosaico Tecnologia ao Consumidor (MOSI3) estreou hoje na B3. O IPO da empresa dona das marcas de buscadores de produtos na internet Zoom, Buscapé e Bondfaro, definiu seu preço inicial para o IPO em R$ 19,80. Apesar disso, como houve grande procura pelos papeis, houve um grande rateio entre os interessados com alguns ficando com menos de 1% da reserva feita - veja abaixo o rateio.

Na abertura do pregão os papeis foram cotados a R$ 31,00, alta de 56,5% em relação aos R$ 19,80. Isso prolongou o leilão dos papeis, tática usada pela B3 para arrefecer o movimento de alta.

A faixa definida no período de reserva era entre R$ 15,40 e R$ 19,80. Com o valor inicial definido de R$ 19,80, R$ 1,215 bilhão foram captados na oferta, bem acima do esperado. O período de reservas para participar do IPO foi de 20 de janeiro a 2 de fevereiro.

Além do lote primário (que vai para o caixa da empresa) e secundário (para os acionistas donos) foram incluídos também os dois lotes suplementares (também para os donos). Assim, 29 milhões de papeis da oferta será primário e 32 milhões secundário.

Preço do IPO da Mosaico é definido em R$ 19,80 - Fonte: CVM
Preço do IPO da Mosaico é definido em R$ 19,80 - Fonte: CVM

Segundo o prospecto preliminar enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Mosaico vai ser negociada na B3 com o ticker MOSI3.

Ações de MOSI3 tiveram rateio

Como houve grande procura pelos papeis da empresa e para atender todos que fizeram as reservas, a empresa teve que fazer um forte rateio entre os interessados. Assim, investidores do varejo que optaram pela opção sem lock-up terão menos de 1% do valor reservado atendido. Veja:

Resumo do rateio das ações de MOSI3 que estreiam nesta sexta (5) - Fonte: CVM
Resumo do rateio das ações de MOSI3 que estreiam nesta sexta (5) - Fonte: CVM

IPO da Mosaico

A oferta base do IPO consistirá na disponibilização total de 45 milhões de ações - uma primária de 29,2 milhões, com recursos para injeção no caixa da empresa; e uma oferta secundária de 16,2 milhões de ações, cujos titulares da empresa são os vendedores da oferta.

Ademais, como houve muita procura pelos investidores, foram colocados no mercado os lotes adicionais de 9 milhões de ações ordinárias e um pacote suplementar de até 6,8 milhões de ações, de forma que o IPO movimentou ainda mais dinheiro, chegando então a R$ 1,2 bilhão de captação.

Com os recursos levantados com a distribuição primária do IPO, que por regra devem ser destinados ao caixa da empresa, a Mosaico disse que vai quitar o financiamento feito junto ao BTG Pactual para a compra do Buscapé recentemente e ampliar a participação no mercado eletrônico.

A Mosaico

Dona de várias marcas de comércio eletrônico, como Zoom, Buscapé e Bondfaro, a Mosaico é uma plataforma de contéudo digital e vendas online. Por meio de aplicativos e sites, as vitrines virtuais receberam 30 milhões de visitantes únicos em setembro de 2020. No decorrer do ano anterior, em 2019, as visitas totais bateram 427 milhões de pessoas.

Até 13 de janeiro de 2021, o capital social da Mosaico era de R$ 63,4 milhões, representado por 97,3 milhões de ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal.

"Nós ajudamos nossos usuários por toda sua jornada de consumo, desde a descoberta do produto que se encaixa no seu desejo e necessidade, a escolha do melhor lugar para comprar entre mais de 500 lojas parceiras, até o final da sua jornada, garantindo que seu produto chegue conforme esperado", conta a empresa pelo prospecto do IPO.

A empresa diz ainda que quer entrar forte no nicho de cashback, ferramenta em que consumidor recebe de volta uma parcela do valor da compra. Esse acordo para recebimento e pagamentos via cashback foi firmado com o banco BTG Pactual em 11 de janeiro de 2021 em contrato com duração de 5 anos. "Com o cashback, esperamos que mais consumidores finalizem as compras em nossas plataformas, incrementando o GMV gerado para nossos parceiros e aumentando a recorrência das visitas em nossas plataformas", diz o prospecto do IPO.

Caso todas as novas ações entrem no mercado (sem contar os lotes suplementares) a Mosaico terá a seguinte organização societária:

Quadro societário da Mosaico após IPO - Fonte: Prospecto
Quadro societário da Mosaico após IPO - Fonte: Prospecto

Com o êxito da digitalização do e-commerce em meio à pandemia, a Mosaico registrou receita bruta de R$ 66,5 milhões e um Ebitda de R$ 18,8 milhões no terceiro trimestre de 2020. Veja abaixo os principais resultados financeiros obtidos pela empresa entre 2017 e 2020:

Entre 2018 e 2019, o lucro líquido da Mosaico saltou de R$ 5 milhões para R$ 63,9 milhões.
Entre 2018 e 2019, o lucro líquido da Mosaico saltou de R$ 5 milhões para R$ 63,9 milhões - Fonte: Prospecto/Mosaico.

- Veja o prospecto do IPO da Mosaico na íntegra

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