Vem aí mais um IPO em 2021. A Mosaico Tecnologia ao Consumidor vai entrar para a bolsa de valores brasileira, após a empresa protocolar o pedido de IPO (oferta pública inicial de ações) em agosto do ano passado. O período de reserva das ações abriu nesta quarta-feira, 20, e segue até o dia 2 de fevereiro.

Você deve estar pensando: mas quem é essa empresa Mosaico? A nova debutante da B3 é dona de várias marcas conhecidas do comércio eletrônico, como Zoom, Buscapé e Bondfaro.

Cada ação pode ficar entre R$ 15,40 e R$ 19,80 no IPO, que é a faixa indicativa traçada pelos responsáveis da oferta. Segundo o prospecto preliminar enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a Mosaico vai ser negociada na B3 com o ticker MOSI3 a partir de 5 de fevereiro deste ano.

IPO da Mosaico

Inicialmente, a oferta base do IPO consistirá na disponibilização total de 45 milhões de ações - uma primária de 29,2 milhões, com recursos para injeção no caixa da empresa; e uma oferta secundária de 16,2 milhões de ações, cujos titulares da empresa são os vendedores da oferta.

Considerando, então, o preço médio da faixa indicativa (R$ 17,60) sobre a oferta base, o IPO deve movimentar cerca de R$ 800 milhões, conforme a demanda.

Ademais, caso haja mais procura pelos investidores, poderão ser negociados ainda um lote adicional de até 9 milhões de ações ordinárias e um pacote suplementar de até 6,8 milhões de ações, de forma que o IPO movimentaria ainda mais dinheiro, chegando então a R$ 1 bilhão de captação.

Com os recursos levantados com a distribuição primária do IPO, que por regra devem ser destinados ao caixa da empresa, a Mosaico disse que vai quitar o financiamento feito junto ao BTG Pactual para a compra do Buscapé recentemente e ampliar a participação no mercado eletrônico.

Os coordenadores do IPO são BTG Pactual, Itaú BBA, XP Investimentos e JP Morgan, além do grupo Goldman Sachs.

Período de reserva do IPO da Mosaico

Conforme o cronograma divulgado pelo prospecto, o período de reserva das ações no IPO da Mosaico começa nesta quarta-feira, 20 de janeiro, e termina no dia 2 de fevereiro para os investidores não institucionais.

Cada investidor de varejo (pessoa física, jurídica ou clubes de investimento registrados na B3) deve respeitar os valores mínimo e máximo de R$ 3 mil e R$ 1 milhão respectivamente. Haverá ainda a opção de compra com Lock-up de 40 dias, sem possibilidade de venda dos papeis nesse período.

Quem é a Mosaico

Dona de várias marcas de comércio eletrônico, como Zoom, Buscapé e Bondfaro, a Mosaico é uma plataforma de contéudo digital e vendas online. Por meio de aplicativos e sites, as vitrines virtuais receberam 30 milhões de visitantes únicos em setembro de 2020. No decorrer do ano anterior, em 2019, as visitas totais bateram 427 milhões de pessoas.

Até 13 de janeiro de 2021, o capital social da Mosaico era de R$ 63,4 milhões, representado por 97,3 milhões de ações ordinárias, todas nominativas e sem valor nominal.

"Nós ajudamos nossos usuários por toda sua jornada de consumo, desde a descoberta do produto que se encaixa no seu desejo e necessidade, a escolha do melhor lugar para comprar entre mais de 500 lojas parceiras, até o final da sua jornada, garantindo que seu produto chegue conforme esperado", conta a empresa pelo prospecto do IPO.

A empresa diz ainda que quer entrar forte no nicho de cashback, ferramenta em que consumidor recebe de volta uma parcela do valor da compra. Esse acordo para recebimento e pagamentos via cashback foi firmado com o banco BTG Pactual em 11 de janeiro de 2021 em contrato com duração de 5 anos. "Com o cashback, esperamos que mais consumidores finalizem as compras em nossas plataformas, incrementando o GMV gerado para nossos parceiros e aumentando a recorrência das visitas em nossas plataformas", diz o prospecto do IPO.

Caso todas as novas ações entrem no mercado (sem contar os lotes suplementares) a Mosaico terá a seguinte organização societária:

Quadro societário da Mosaico após IPO - Fonte: Prospecto
Quadro societário da Mosaico após IPO - Fonte: Prospecto

Com o êxito da digitalização do e-commerce em meio à pandemia, a Mosaico registrou receita bruta de R$ 66,5 milhões e um Ebitda de R$ 18,8 milhões no terceiro trimestre de 2020. Veja abaixo os principais resultados financeiros obtidos pela empresa entre 2017 e 2020:

Entre 2018 e 2019, o lucro líquido da Mosaico saltou de R$ 5 milhões para R$ 63,9 milhões.
Entre 2018 e 2019, o lucro líquido da Mosaico saltou de R$ 5 milhões para R$ 63,9 milhões - Fonte: Prospecto/Mosaico.

- Veja o prospecto do IPO da Mosaico na íntegra

Então, está acompanhando os IPO's este ano? Se sim, ative as notificações do Poupar Dinheiro para receber mais conteúdos e veja abaixo quais ofertas ainda estão previstas para 2021.