A Espaçolaser, considerada a maior rede de clínicas de depilação do Brasil, vai negociar ações na bolsa de valores de São Paulo (B3) em 2021. Acontece que a empresa, controlada pela MPM Corpóreos, recebeu aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para fazer sua oferta pública inicial de ações (IPO). O período de reserva para entrar no IPO já está aberto e segue até o dia 27 de janeiro.

Segundo o prospecto preliminar da oferta, cada ação deverá valer entre R$ 15,90 e R$ 19,90, que é a faixa indicativa levantada pelos responsáveis da operação. Com o fim do IPO, a empresa entrará na B3 com o ticker ESPA3.

São coordenadores do IPO o Itaú BBA, Santander e Goldman Sachs, além de contar também com a assessoria independente da Vinci Partners.

IPO da Espaçolaser

Os organizadores estimam movimentar R$ 2,19 bilhões com o IPO, considerando o preço médio da faixa indicativa (R$ 17,90) sobre a oferta base. De ínicio e conforme demanda, haverá distribuição primária de 67 milhões de ações ordinárias, onde o valor vai para o caixa da empresa e a oferta secundária de 55 milhões de ações, papeis a serem vendidos pelos atuais donos.

Entretanto, caso haja mais procura pelos investidores, poderão também ser negociados um lote adicional com até 19,4 milhões de ações e um pacote suplementar de até 18,3 milhões de ações ordinárias, o que envolveria mais dinheiro.

Com os recursos levantados com a venda primária de ações, que por regra são destinados ao caixa da empresa, a Espaçolaser disse que vai expandir o negócio pela aquisição de novas unidades e outras iniciativas.

- Veja os documentos sobre o IPO da ESPA3 na íntegra.

Com o fim do IPO, a Espaçolaser entrará para a bolsa de valores brasileira com o código ESPA3 já a partir de 1º de fevereiro deste ano, sendo que a "adesão ao Novo Mercado está sujeita à realização da Oferta", segundo o documento divulgado.

Período de reserva

Conforme o cronograma anunciado, o período de reserva das ações começou em 15 de janeiro e segue até o dia 27 de janeiro de 2021.

Ao comprar as ações, cada investidor deve respeitar os valores mínimo e máximo de R$ 3 mil e R$ 1 milhão, respectivamente.

Quem é a Espaçolaser

Com 16 anos de atuação, a empresa diz ser a maior depiladora a laser do Brasil em termos de número de lojas, clientes atendidos e em faturamento.

"Atualmente, contamos com mais de 550 lojas (próprias e franquias) de depilação a laser no Brasil, 6 lojas de depilação a laser na Argentina (através da marca Definit) e 10 lojas da Estudioface, nossa marca para a oferta serviços de estética facial", conta a Espaçolaser em sua central de relações com investidores (RI).

Atingindo 3,6 milhões de clientes durante os anos de atuação, a empresa parece ter foco em expansão do negócio, visto que a quantidade de lojas vem aumentando gradativamente, passando de 30 unidades no fim de 2014 para as atuais 554 lojas ativas.

A receita líquida também explodiu entre 2014 (R$ 49 milhões) e 2019 (R$ 647 milhões). Entretanto, em meio à pandemia, as receitas caíram e atingiram R$ 315 milhões no fim do terceiro trimestre de 2020, rompendo com o histórico de alta.

Por sua vez, o lucro líquido ajustado registrado pela Espaçolaser entre 2017 e 2019 ficou abaixo de R$ 100 mil. Veja abaixo os resultados dos últimos anos:

Após resultados positivos, Espaçolaser registrou prejuízo de R$ 71,5 milhões nos primeiros nove meses de 2020 - Fonte: RI/Espaçolaser.
Após resultados positivos, Espaçolaser registrou prejuízo ajustado de R$ 71,5 mil nos primeiros nove meses de 2020 - Fonte: RI/Espaçolaser.