A Activision Blizzard, dona de jogos icônicos, como a linha 'Call of Duty', registrou uma receita líquida de US$ 1,77 bilhão no primeiro trimestre de 2022 (1T22), sendo uma queda em comparação com a receita de US$ 2,28 bilhões obtida no mesmo período de 2021. Essa informação foi divulgada pela empresa hoje, 25 de abril, em meio às obrigações junto ao mercado financeiro e acionistas.

Do total, destaca-se que 57% da receita líquida da Activision Blizzard - listada na Bolsa de Valores Nasdaq (ATVI) - no trimestre foi gerada nas Américas, enquanto 30% foram originadas entre Europa, Oriente Médio e África.

"A Activision Blizzard continuou a envolver e conectar sua rede de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo no primeiro trimestre. O desempenho financeiro caiu ano a ano, refletindo principalmente resultados mais baixos para Call of Duty e tempo de ciclo do produto na Blizzard, compensando o crescimento robusto da King.", explica a empresa, que também culpou um aumento dos custos no período.

Segundo o relatório, A Activision teve receitas líquidas de canais digitais de US$ 1,59 bilhão no 1º trimestre de 2022. A margem operacional foi de 27%. Por sua vez, o lucro por ação diluída foi de US$ 0,50, queda frente aos US$ 0,79 no primeiro trimestre de 2021.

Desconsiderando os padrões contábeis (GAAP), a margem operacional da Activision Blizzard foi de 34% e o lucro por ação diluída foi de US$ 0,64, em comparação com US$ 0,98 no primeiro trimestre de 2021.

Segundo o relatório financeiro, o lucro líquido da Activision foi de US$ 395 milhões no 1º trimestre de 2022 (1T22), queda em relação ao resultado de US$ 619 milhões registrado entre janeiro a março de 2021.

Destaques dos resultados da Activision em 2022; 372 milhões de usuários

Entre janeiro a março de 2022, o total de usuários ativos mensais nas plataformas da Activision Blizzard foi de 372 milhões, sendo 250 milhões nos jogos da King, 100 milhões em Call of Duty e 22 milhões nas linhas da Blizzard.

Segundo o relatório, a empresa gerou US$ 642 milhões em fluxo de caixa operacional no primeiro trimestre do ano (1T22), recuo em comparação com US$ 844 milhões no primeiro trimestre de 2021.

A Activision fechou o 1T22 com uma posição de caixa líquido de quase US$ 7,5 bilhões. Conforme já anunciado pela empresa, o Conselho de Administração aprovou dividendos aos acionistas, em valor de US$ 0,47 por ação ordinária, a serem pagos no dia 6 de maio desse ano para quem se manteve com os papéis até o dia 15 de abril.

Confira abaixo os destaques dos resultados operacionais da Activision no primeiro trimestre de 2022 (1T22):

Activision: queda do Call of Duty e estreia do novo Warzone

A Activision anunciou que houve queda nas reservas líquidas do jogo Call of Duty no console e PC, chegando nas linhas Vanguard e Warzone. De outro lado, as vendas do Call of Duty Mobile foram pouco alteradas na comparação ano a ano, ou seja, ficaram tecnicamente estáveis.

Pelo relatório, a Activision contou como ocorreu o trabalho no trimestre para melhorar o Call of Duty Vanguard e Warzone, bem como mencionou que as equipes estão também empenhadas para o lançamento do Warzone para dispositivos móveis. Confira a tradução:

"As equipes de Call of Duty entregaram melhorias substanciais de jogabilidade para Vanguard e Warzone no primeiro trimestre. O desenvolvimento das experiências premium e Warzone deste ano, liderados pela Infinity Ward, está indo muito bem", disse a empresa.

"A Activision continuou a expandir rapidamente seus recursos de desenvolvimento de Call of Duty no primeiro trimestre. Suas equipes em crescimento estão focadas em fornecer conteúdo ainda mais atraente para a comunidade no PC e console, além de expandir o Warzone para a plataforma móvel".

Blizzard e a estreia do "Diablo Immortal"

A Activision anunciou que os resultados financeiros do primeiro trimestre (1T22) da Blizzard foram mais baixos ano a ano, refletindo principalmente o tempo do ciclo do produto para a franquia Warcraft. "As equipes da Blizzard alcançaram marcos importantes em suas principais franquias nos últimos meses, e o segundo trimestre representa o início de um período de lançamentos substanciais planejados em todo o portfólio da Blizzard", projeta.

Outro destaque da Blizzard, os preparos para o lançamento do "Diablo Immortal", que será lançado em 2 de junho de 2022 (versão beta) na maioria das regiões do mundo, com as demais regiões da Ásia-Pacífico ganhando acesso algumas semanas depois. Mais de 30 milhões de pessoas já se inscreveram para o jogo. Gratuita, a novidade estará disponível para dispositivos móveis e para Windows PC.

- Veja na íntegra o relatório (inglês) dos resultados da Activision Blizzard no 1T22.

Candy Crush "salvando" os resultados do 1º trimestre da Activision Blizzard

O famoso jogo Candy Crush, da King, controlada da Activision Blizzard. - Divulgação.
O famoso jogo "Candy Crush", da King, controlada da Activision Blizzard. - Divulgação.

A Activision Blizzard também é dona da King, responsável pelo sucesso Candy Crush Saga. Segundo o relatório, no primeiro trimestre de 2022 (1T22), houve crescimento no engajamento e no investimento por parte dos jogadores no período. A plataforma de anúncios do jogo também contou com alta na comparação com o mesmo trimestre de 2021.

As reservas líquidas da King cresceram 8% ano a ano, impulsionadas exatamente pelo crescimento anual de dois dígitos para Candy Crush, a maior franquia da King e a linha de maior bilheteria nas lojas de aplicativos dos EUA pelo 19º trimestre consecutivo.

"Os números de pagadores de King cresceram novamente em uma porcentagem de dois dígitos ano a ano, impulsionados pela forte execução dos recursos e operações ao vivo do Candy, aquisição efetiva de usuários e otimização contínua da economia do jogo Candy Crush.", explica a Activision.

Activision fala sobre a Microsoft

A Microsoft, gigante de tecnologia, anunciou em janeiro desse ano sua maior aquisição, mostrando planos para explorar o mercado dos games. A empresa de Bill Gates planeja comprar a Activision Blizzard em uma negociação avaliada em US$ 68,7 bilhões, sendo um pagamento de US$ 95,00 por ação. Apesar dos trâmites, a conclusão da operação deve sair apenas em 2023.

"Conforme anunciado em 18 de janeiro de 2022, a Microsoft planeja adquirir a Activision Blizzard por US$ 95,00 por ação, em uma transação totalmente em dinheiro. A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e conclusão da revisão regulatória e aprovação dos acionistas da Activision Blizzard. A transação, que deve ser concluída no ano fiscal da Microsoft que termina em 30 de junho de 2023, foi aprovada pelos conselhos de administração da Activision Blizzard e da Microsoft", disse a Activision agora em abril.

Em nota, a Activision Blizzard disse que, também contribuindo para o recuo dos resultados financeiros no 1T22, aumentou honorários legais e outros honorários profissionais no período, principalmente devido aos custos associados à transação proposta com a Microsoft, assim mostrando que a operação segue a todo vapor.

Atualmente, a Activision Blizzard possui ações listadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos Nasdaq, sob o código ATVI, onde é originalmente negociada. Mas, aqui no Brasil a empresa também tem papéis, os BDRs ATVI34.