Muitos brasileiros têm receio de andar com dinheiro em espécie no bolso, já que os roubos são cada vez mais comuns e muitas vezes os bandidos são maldosos por muito pouco. Além do mais, esse valor que pode ser roubado afetará tanto o orçamento pessoal quanto o estado emocional da pessoa que sofreu por ter perdido seu dinheiro.

Por outro lado, porém, muitas pessoas ainda têm o hábito de andar com dinheiro em espécie pelas ruas, seja por hábito, seja porque não se acostumaram com o uso de cartões de débito ou crédito, ou qualquer que seja o motivo.

E será que ainda existem vantagens de se andar com papel-moeda? Claro que não estamos falando em andar com todo seu salário do mês na carteira, mas valores menores, para uso no dia a dia. Vamos ver?

Faz sentido andar com dinheiro na carteira?

Podemos dizer que sim. Mesmo com todas as facilidades e inovações que temos no nosso sistema financeiro, como o cartão de débito, o PIX, o QR Code, cartão de crédito. O dinheiro ainda é o principal meio de pagamento do brasileiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 71% dos brasileiros utilizam o dinheiro no dia a dia.

Além disso, existe uma questão muito importante para a economia de nosso país, que é a situação social e econômica, já que com a produção e circulação do dinheiro no mercado é garantido a inclusão financeira de milhares de brasileiros que não tem conta bancária.

Maior aceitação

Digamos que o estabelecimento venha a ter algum problema com internet, a máquina de cartão pode estar com problema ou fora do ar, mesmo assim o pagamento em dinheiro pode ser feito. Ele é aceito em praticamente todos os lugares.

Mesmo com a tecnologia avançando a cada dia, ainda existem comércios e profissionais autônomos que não utilizam maquininha. Por esse motivo, o pagamento em dinheiro ajuda a movimentar a economia e os microempreendedores.

Melhor controle financeiro

No momento em que a pessoa sai com o dinheiro contado na carteira, com a intenção de realizar uma compra, ela consegue gastar apenas aquele valor, sem excessos.

Já quando está com o cartão, a possibilidade de um gasto maior e sem necessidade é mais provável. Então, usar o dinheiro é uma forma de controle financeiro e evita aquele gasto sem necessidade.

Situações de emergência

Para aqueles casos emergenciais, como se houver necessidade de contratar um serviço no fim de semana e o profissional não aceitar cartão. O dinheiro com certeza irá lhe salvar nesse momento.

Negociação de desconto

Quando um empresário utiliza o uso da máquina de cartão, ele tem gastos com taxas ou aluguéis dessa máquina. E outro fator é que nem sempre os valores entram na mesma hora.

Já o dinheiro,ele oferece mais liquidez para o estabelecimento, fazendo com que gere menos custo. Os comerciantes podem repassar essa economia para seus consumidores com descontos. E com isso o consumidor também tem maior poder para negociar, fazendo proposta pelo pagamento estar sendo à vista.

Como ter sempre dinheiro em mãos?

O ideal é sempre estar em dia com suas contas e seus orçamentos, para poder utilizar aquele dinheirinho que sobrou para comprar à vista.

Pense no seu objetivo, para que você está saindo para comprar. Planeje suas compras para o mês e como você vai fazer para sobrar dinheiro para aquela compra desejada.

Sempre cuide da segurança com muita atenção. Mantenha sempre sua carteira ou o objeto que estiver carregando seu dinheiro em um lugar seguro. Não leve todo ele no mesmo local, separe em bolsos ou divisórias diferentes.

Tente não andar por locais vazios, com pouca movimentação e iluminação. Não abra a carteira onde possam estar de olho em você, faça isso discretamente.