A fabricante de calçados, dona da marca Havaianas, Alpargatas, divulgou na última quinta-feira (05), os seus resultados financeiros referente ao 1º trimestre de 2022 (1T22). Em suma, a companhia alcançou um lucro líquido consolidado de R$ 20,8 milhões.

A partir disso, foi possível constatar uma baixa de 83,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando o lucro chegou a R$ 126,3 milhões. Enquanto isso, o lucro líquido consolidado das operações continuadas ficou em R$ 112,1 milhões no 1T22. O valor aponta uma queda de 24,5% em relação ao mesmo período de 2021, quando o lucro foi de R$ 148,4 milhões.

Abaixo, confira os principais destaques da companhia durante o 1T22.

Resultado financeiro da Alpargatas

Durante o primeiro trimestre de 2022, a receita líquida somou R$ 927,2 milhões entre janeiro e março deste ano, alta de 9% na comparação com igual etapa de 2021.

Enquanto isso, o Ebitda - juros, impostos, depreciação e amortização - recorrente diminuiu 2,8% em relação ao primeiro trimestre de 2021, para R$ 175,1 milhões. Já o Ebitda societário teve uma queda mais acentuada na mesma base de comparação, de 19,7%, para um total de R$ 144,4 milhões.

Ao mesmo tempo, o resultado financeiro da companhia chegou a R$ 84,9 milhões. O valor aponta uma alta de 159,9% em relação ao mesmo período de 2021, quando o índice ficou em R$ 32,7 milhões.

Ademais, o lucro bruto chegou a R$ 441,6 milhões nos três primeiros meses de 2022. Ou seja, houve uma redução de 0,1% em relação ao 1T21. Além disso, a margem bruta foi de 47,6% no 1T22, uma diminuição de 4,4 p.p. na comparação anual.

Enquanto isso, as despesas operacionais somaram R$336 milhões. Ou seja, ocorreu uma elevação de 15% em relação ao mesmo período de 2021.

Ao excluir os itens não recorrentes, as despesas operacionais chegaram a R$ 305 milhões. E assim, o índice aponta para uma alta de 33% da receita líquida, queda de -2pp em relação ao 1T21.

Em suma, o crescimento de outras (receitas) despesas operacionais no 1T22 se explica, em especial, pelos gastos não-recorrentes das operações com M&A. Além disso, os honorários advocatícios referentes ao PIS/Cofins, que totalizaram R$ 31 milhões, contribuíram para o resultado.

Paralelo a isso, o retorno sobre o capital empregado (ROCE) chegou a 26% no primeiro trimestre de 2022. Ou seja, houve uma alta de 6 pontos percentuais do primeiro trimestre de 2021.

Ao mesmo tempo, a receita de vendas de Havaianas no Brasil aumentou 7,5%, para R$ 566 milhões. Já nos mercados internacionais, a receita subiu 17,1% em moeda constante e 7,7% em reais, para R$ 342,2 milhões.

Por fim, as despesas com marketing aumentaram 12% em relação ao 1T21. Isso representa 7% da receita líquida.