Inicia nessa quarta-feira, 17 de novmebro, o calendário de pagamentos do novo programa social do Governo Federal, o Auxílio Brasil, que surgiu em substituição ao Bolsa Família. Para valer definitivamente, a Medida Provisória (MP) do novo programa ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, mas como o Bolsa Família já foi extinto, os pagamentos já terão início nesse mês.

Num primeiro momento, o benefício médio será de R$ 217,18 (os R$ 400,00 prometidos pelo governo dependem ainda da aprovação da proposta de emenda à Constituição - PEC - que permite o parcelamento de precatórios por até dez anos e muda o cálculo do teto de gastos) e serão 17 milhões de famílias atendidas pelo programa, incluindo as 14,6 milhões que já era atendidas pelo Bolsa Família, mais cerca de 2,5 milhões que estavam na fila de espera do programa.

Além disso, o novo programa social terá três benefícios básicos e seis suplementares que podem ser adicionados em situações específica, como no caso de o beneficiário arranjar um emprego ou ter um filho que se destaque em competições esportivas ou em competições científicas e acadêmicas.

Assim como acontecia com o Bolsa Família, o benefício será pago em parcelas que levam em consideração o número do NIS do beneficiário. Os primeiros a receber a quantia serão, portanto, aqueles com o NIS de final 1. Em seguida, no dia 18 de novembro, será a vez dos de NIS com final 2. E assim por diante. Veja abaixo o calendário completo.

Calendário do primeiro pagamento

Veja na imagem abaixo o calendário completo do primeiro pagamento do Auxílio Brasil:

Créditos: Divulgação/Caixa Econômica Federal
Créditos: Divulgação/Caixa Econômica Federal

App Auxílio Brasil CAIXA

Para acessar essas datas de pagamento, consultar a situação das parcelas e ver o extrato detalhado, os beneficiários poderão utilizar o aplicativo Auxílio Brasil CAIXA, lançado no último fim de semana pelo Governo Federal.

Disponível para smartphones com sistema Android (Google Play), o app pode ser acessado com o login e senha do Caixa Tem, de outros aplicativos da Caixa ou com um login e senha proprios do app Auxílio Brasil CAIXA.

Quem já tinha o app do Bolsa Família instalado em seu ceular apenas vai precisar atualizá-lo. Não é necessário fazer o download novamente. Nesse caso, o acesso pode ser feito com o mesmo login e senha que era utilizado até então para acessar as informações do Bolsa Família.

- Clique aqui para baixar o Auxílio Brasil CAIXA.

Parcelas podem ser consultadas pelo Caixa Tem

Além disso, outra forma de consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas é pelo aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação da conta poupança digital da Caixa.

Criado ano passado para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia da covid-19 e estendido a outros programas sociais, o aplicativo ganhou também essa nova função com o início da operacionalização do Auxílio Brasil.

Vale lembrar que pelo Caixa Tem, é possível pagar boletos e contas, como água e telefone; fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code; transferir recursos para outras contas; e sacar valores em espécie nas casas lotéricas, sem o uso de cartão.

Com informações Agência Brasil.