Inicia nesta segunda-feira, 8 de novembro, o novo horário da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Em suma, ela passa a operar até às 18h. O anúncio da medida foi realizado em outubro, como forma de adequar o horário dos negócios no Brasil, com o dos Estados Unidos.

A mudança acontece pois os Estados Unidos saiu agora do horário de verão no domingo, dia 7. Sem a alteração, o fechamento das bolsas de Nova York e de São Paulo ficariam com uma hora de diferença. O horário de verão dos Estados Unidos retorna em março, quando a bolsa brasileira voltará a ter o fechamento do pregão às 17 horas.

Novos horários da B3

Em suma, apesar de encerrar às 18h, o horário de abertura das negociações, que é às 10h, não vai sofrer alterações. Ademais, em comunicado, a B3 diz que a sessão de after-market, que geralmente acontece entre às 17h e 18h, para o mercado de ações deve ocorrer apenas em dias de vencimento de opções, quando haverá negociações pós-mercado.

Como existe um grande fluxo de negociações de investidores estrangeiros na bolsa brasileira, todos os anos a B3 faz alterações em seu horário para acompanhar o mercado norte-americano. Sem a alteração, o fechamento das bolsas de Nova York e de São Paulo teriam uma hora de diferença.

Ademais, a Bolsa disse que a negociação de contratos futuros e de opções também sofrerá alterações. A Bolsa não afirmou até quando o horário de verão vai ser mantido. Entretanto, é comum ele durar o início do horário de verão nos EUA, que em 2022 está marcado para ocorrer no dia 13 de março.

Em suma, os derivativos e as operações estruturadas sobre o câmbio ganham mais 30 minutos de negociação, que passa a terminar às 18h30. O mesmo acontece com os principais derivativos de café, que terão a negociação estendida até às 16h.

Com relação aos contratos referentes ao açúcar, os mesmos ganham mais uma hora, até às 15h. Em ambas as commodities, as negociações aflter hours devem encerrar às 18h. Os derivativos de soja também ganham mais uma hora, até às 16h20.

Por fim, os futuros de índices locais ganham mais 30 minutos para negociação, com fechamentos diversos. O exercício de opções sobre o índice de ações considera o mercado à vista, e prorroga em uma hora, o exercício automático de posição titular para às 18h.