O mercado de capitais está cada vez mais em evidência no país, não só devido a grandes investidores que movimentam "rios" de dinheiro, mas também porque o brasileiro tem percebido que as ações são uma ótima ferramenta para diversificar a carteira em meio aos atuais juros baixos da tradicional e segura renda fixa sem contar o potencial de fortes ganhos desse tipo de investimento.

Segundo a bolsa de valores brasileira (B3), a quantidade de investidores pessoa física já passou de 3 milhões. E se você está nesse meio, saiba que existe algo que tem o poder de influenciar muito sua vida de investidor brasileiro; trata-se do mercado internacional, as bolsas globais, mais precisamente, que abrigam papéis dos mais importantes fundos e ações do planeta.

Ademais, a economia e a política internacional influenciam diretamente o movimento do mercado brasileiro (trazendo para cá pessimismo ou otimismo num setor ecônomico, por exemplo) a partir do momento em que as grandes mídias divulgam, quase que instântaneamente, notícias de eventos importantes que acontecem nas potências mundiais.

Desta forma, acompanhar o mercado internacional ao investir na B3 é de extrema importância. Assim, veja mais abaixo os calendários de feriados de 2021 de duas grandes bolsas de valores: B3 e Nasdaq.

Outra estratégia para acompanhar os mercados internacionais, principalmente em casos de day trade, é sempre consultar sites internacionais (como o Investing.com) e plataformas que trazem uma relação de eventos importantes e influentes em cada pregão.

Calendário de feriados 2021 da B3

Em 2021, a Bolsa de Valores de São Paulo não abrirá em 14 datas comemorativas, começando pelo Ano Novo e findando em 31 de dezembro.

Vale citar que, recentemente, a prefeitura de São Paulo resolveu antecipar cinco feriados no estado, como tentativa de aumentar o isolamento social em meio à pandemia de covid-19. Entretanto, a Bolsa anunciou que vai manter o calendário original de pregões. Veja abaixo quando o mercado brasileiro ficará fechado em 2021:

Caledário de feriados da B3 - 2021
Dia e mês Evento
1º de janeiro Ano Novo
25 de janeiro Aniversário de São Paulo
15 e 16 de fevereiro Carnaval
17 de fevereiro (até às 13h) Quarta-feira de Cinzas
2 de abril Paixão de Cristo
21 de abril Tiradentes
3 de junho Corpus Christi
7 de setembro Independência do Brasil
12 de outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro Finados
15 de novembro Proclamação da República
24 de dezembro Véspera de natal
25 de dezembro Natal
31 de dezembro Véspera de ano novo


A B3 avisou que a partir de 2022 haverá pregão de negociação e liquidação normalmente em feriados municipais da cidade de São Paulo, o que não acontece atualmente. "A decisão alinha o calendário de funcionamento da B3 ao das principais bolsas de valores mundiais, que interrompem o funcionamento apenas em feriados nacionais. A mudança também permitirá que o mercado de todo o Brasil possa operar na bolsa de valores seguindo o calendário de feriados nacionais", disse a B3 em nota. Em 25 de janeiro deste ano, por exemplo, o mercado ficou fechado por causa do aniversário da cidade de São Paulo; no ano que vem, haverá pregão normalmente.

Para uma consulta mais detalhada sobre os feriados do mercado brasileiro em 2021, veja o site da B3.

Calendário de feriados 2021 da Nasdaq

A Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations) é uma das principais bolsas dos Estados Unidos, abrigando ações de gigantes da tecnologia como Apple e Google. Em 2021, não haverá pregão da Nasdaq nas seguintes datas:

Calendário de feriados da Nasdaq - 2021
Dia e mês Evento
1º de janeiro Ano Novo
18 de janeiro Dia de Martin Luther King
15 de fevereiro Dia do presidente
02 de abril Sexta-feira Santa
31 de maio Dia Memorial (homenagem às vítimas de guerra)
05 de julho Dia da Independência
06 de setembro Dia do Trabalho
25 de novembro Dia de Ação de Graças
26 de novembro Dia de Ação de Graças (termina às 13h)
24 de dezembro Véspera de Natal
25 de dezembro Natal