Acompanhar as ações não é uma tarefa simples, pois o investidor precisa estar antenado a vários fatores que influenciam o mercado financeiro, enquanto também estuda o desempenho e os resultados de cada uma das empresas. Felizmente, as tecnologias têm muito a ajudar nesse processo, isso por meio de sites e ferramentas que trazem informações verídicas e em tempo real sobre os papéis listados na bolsa de valor do Brasil (B3), bem como em outras importantes, como Nasdaq, Nyse e a Tokyo Stock Exchange (TSE).

Mas nem sempre é interessante ao investidor, principalmente para quem é iniciante, assinar um serviço de mídia e análise do mercado.

Pensando nisso, o Poupar Dinheiro reuniu 9 plataformas boas e gratuitas que você pode usar para acompanhar o mercado de ações diariamente, veja:

1. Fundamentus

O Fundamentus é um sistema gratuito que traz um balanço bem completo de todas as ações da bolsa brasileira. Lá é possível consultar o histórico de cotações, vários indicadores (como ROE e ROIC), o balanço patrimonial da empresa, dentre outros dados exibidos em gráficos de forma simplificada.

Fundamentus já lista na tela principal as oscilações históricas e várias informações sobre a empresa.
Fundamentus já lista na tela principal as oscilações históricas e várias informações sobre a empresa.

Além disso, o site também oferece um banco de dados com os fatos relevantes publicados, dados sobre a administração e os principais acionistas da empresa.

2. Investing

O Investing possui cotações atualizadas de ações listadas na bolsa brasileira e estrangeira, contendo também informações sobre outros ramos, como o mercado de criptomoedas e de ETF's (fundos de investimento). Vale dizer também que o site transmite notícias, que se relacionam aos investimentos, e calendário econômico.

Investing permite a análise técnica e mostra notícias relacionadas ao ativo.
Investing permite a análise gráfica e mostra notícias relacionadas ao ativo.

3. Status Invest

O Status Invest é talvez o melhor site para quem acompanha empresas a mais tempo. Com diversas informações gratuitas e histórico das ações, lá você tem tudo sobre o mercado financeiro, incluindo ações, fundos imobiliários e tesouro direto. É permitida a comparação entre empresas e a consulta de balanços financeiros, índices, dividendos, calendário de eventos corporativos, dentre outros.

O Status Invest é uma boa ferramenta para comparação entre empresas de um mesmo setor, pois é possível analisar vários dados ao mesmo tempo, a partir de indíces de valuation, eficiência, endividamento, rentabilidade e crescimento.

Comparação entre duas empresas do setor de telecomuninações via Status Invest.
Comparação entre duas empresas do setor de telecomuninações via Status Invest.

4. Suno Analítica

A Suno Analítica é uma plataforma com os principais indicadores para análise fundamentalista de ações brasileiras, com cotação atualizada e explicação sobre cada ferramenta. Há a demonstração de balanços contábeis e de indicadores de desempenho com gráficos.

O diferencial da Suno Analítica está nas explicações sobre cada indicador fundamentalista.
O diferencial da Suno Analítica está nas explicações sobre cada indicador fundamentalista.

5. Tradingview

Disponível em aplicativo e na web, o lado gratuito do Tradingview é uma boa plataforma para análise de gráficos com cotação em tempo real e alguns indicadores técnicos. Além de ativos brasileiros, existe uma lista de índices globais para que o investidor possa acompanhar também os mercados de outros países.

É o site mais usado por especialistas do mercado e também é utilizado pela B3 nas cotações em tempo real disponível lá no site da Bolsa.

No Tradingview, é possível analisar gráficos de ativos por aplicativo de celular e pelo computador.
No Tradingview, é possível analisar gráficos de ativos por aplicativo de celular e pelo computador.

6. Agenda de Dividendos

Existem vários sites que informam quando cada empresa pagará dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP). E um deles é o Meus Dividendos, portal que mantém uma agenda com dados sobre os proventos a serem pagos pela empresa no dia, mês e ano.

Esse não seria um portal de notícias, na verdade, mas quem investe com foco em dividendos e/ou gosta desse tipo de investimento sabe da importância de acompanhar a divulgação das chamadas de proventos feitas pelas empresas da B3, que inluem as datas de corte - e essa tarefa pode não ser tão fácil -, por isso os sites de agendas mostram-se uma boa opção para monitorar o mercado.

Já na página inicial da Agenda do Meus Dividendos é possível ficar sabendo dos pagamentos anunciados no mês atual, inlcuindo data de corte ("data-com"), data de pagamento e proventos previstos.

Ao clicar em um provento, o usuário tem acesso a mais informações sobre o ativo, como cotação e indicadores.
Ao clicar em um provento, o usuário ainda tem acesso a mais informações sobre o ativo, como cotação e indicadores, de forma gratuita.

7. Bloomberg

Voltando aos portais de notícias, um dos maiores canais de mídia sobre o mercado financeiro global é a Bloomberg. Infelizmente não há uma versão destinada ao Brasil, mas é possível traduzir o site com a ferramenta de tradução do seu navegador.

Com abrangência internacional, a Bloomberg divulga diariamente notícias sobre negócios e sobre o mercado financeiro das maiores potências do mundo. Além do site, a empresa entrega conteúdo em outros formatos, como podcast e televisão.

8. Yahoo! Finanças

O Yahoo Finanças! reúne diversas informações relevantes para o mercado financeiro, como cotações em tempo real, entrevistas e um compilado de matérias produzidas pela grande mídia sobre diversos assuntos do momento.

Na opção "Investimentos" do Yahoo Finanças, existe a categoria "Bolsa de Valores", que traz as notícias que impactam as bolsas mundiais no dia.

9. InfoMoney

O InfoMoney é um grande portal que produz conteúdos, como notícias, análises de especialistas, entrevistas, podcasts, dentre outros, sobre o mundo dos negócios e investimentos no Brasil e no mundo.

A equipe do portal cobre, além das ações, outros tipos de ativos, como fundos de investimentos, criptomoedas, economia, IPO e investimentos de renda fixa. O site também traz cotações em tempo real.

E então, de qual site você gostou mais? Para receber mais conteúdos, ative as notificações do Poupar Dinheiro. E, compartilhe o post com amigos e familiares pelas redes sociais.