Nas últimas semanas o Dólar, uma das principais moedas utilizadas no exterior, vem passando por uma redução em seu preço na relação com o Real, a moeda brasileira. Essa queda tem relação com a inflação registrada nos Estados Unidos e também com a retomada parcial da economia brasileira pós-pandemia, entre outros fatores. O fato é que esse pode ser um ótimo momento para investir lá fora.

Mas como fazer isso? Por onde começar? Quais as melhores opções de investimento para quem deseja dolarizar um pouco mais a carteira? Bom, existem várias alternativas. Entre elas algumas opções de investimentos que podem ser feitos por meio de corretoras aqui no Brasil. Já falamos um pouco mais sobre isso em outros artigo escritos aqui.

Porém, se você já investe há algum tempo ou se sente confiante para dar uma passo além nos investimentos lá fora, uma alternativa muito interessante é abrir uma conta em uma corretora dos EUA. Existem várias opções e aqui queremos te dar um norte. Veja abaixo.

Vantagens e desvantagens de ter uma conta nos EUA

Antes de mais nada vamos falar um pouquinho mais a respeito das vantagens e desvantagens de se ter uma conta em uma corretora lá fora. Assim você poderá tomar uma decisão mais consciente e tranquila. Veja só:

Vantagens

Entre as principais vantagens de se ter uma conta nos Estados Unidos, está a possibilidade de você escolher melhor os ativos nos quais quer aplicar seu dinheiro. Você não dependerá mais das escolhas de gestores de fundo ou de índices.

Você pode analisar uma a uma as milhares de opções de empresas e investir naquelas que realmente fazer sentido pra você, para o seu perfil de investidor. Aliás, essa variedade é outra vantagem.

Inclusive, há a possibilidade de investir em ativos de outros países, por meio de ETFs listados nas bolsas americanas. No Brasil, estamos começando a ter opções como o ASIA11, XINA11 e EURP11, apenas para citar alguns exemplos. Mas lá, por ser um mercado muito mais abrangente e consolidado, há muitas opções disponíveis.

Além disso, você estará investindo diretamente em empresas norte-americanas e não em recibos de depósitos como acontece no caso dos BDR.

Outra vantagem é que os dividendos já entram tributados, então você não precisa se preocupar tanto com Imposto de Renda. E na sua declaração aqui no Brasil, você só precisará declarar que os recebeu, mas não precisará pagar nada a mais por eles.

Desvantagens

Qualquer investidor mais experiente e que possua conta lá fora vai dizer que são poucas as desvantagens em se cadastrar em uma corretora norte-americana. No entanto, elas existem também (como em tudo na vida, não é mesmo?).

A propria variedade de opções, se por um lado podem ser uma vantagem, por outro podem ser um desafio. Você terá trabalho para estudar e avaliar elas, já que são tantas e se você costuma ficar indeciso, prepare-se pois pode nãoo ser fácil escolhere entre tantas.

Além disso, há o spread cambial, ou seja, uma taxa de câmbio que existe e incide sobre o envio de dinheiro para a corretora no exterior e também no recebimento de valores.

Ou seja, cada vez que você quer investir uma quantia, a menos que você já tenha o valor necessário em Dólar, você terá que fazer o câmbio do Real para o Dólar. Nesse momento você paga o spread. Quando você quer resgatar algum valor, se precisar transformá-lo em Real novamente, você também pagará a taxa.

Além disso, o trabalho de abrir a conta na corretora pode ser listado aqui também. O processo é semelhante ao de abertura em uma corretora aqui no Brasil, ou seja, são exigidas algumas informações ou documentos, o que não seja a ser nada muito difícil, porém, é mais uma conta que você estará abrindo.

E por fim, outra desvantagem é que apesar de algumas corretoras contarem com aplicativos, relatórios e suporte em português, não são todas que oferecem essa facilidade e, dependendo da sua escolha, você terá que ter certo domínio do inglês.

Opções de corretoras nos EUA

Vejamos agora algumas opções de corretoras nos Estados Unidos onde você pode abrir uma conta para começar a investir:

  1. Avenue
  2. Passfolio
  3. Stake
  4. TD Ameritrade
  5. Interactive Brokers
  6. Charles Schwab

Essas seis são tidas como as melhores para se investir dos Estados Unidos em 2021.

A nossa sugestão é que você procure saber um pouco mais sobre cada uma delas antes de tomar uma decisão. Assim como nas corretoras brasileiras, elas possuem diferenças entre si, que vão desde design e layout de sites e app até taxas de corretagem. Veja qual delas é a melhor para você e para seus objetivos.

Os destaques

Antes de encerrar esse artigo, porém, gostaríamos de dar uma dica extra, destacando e falando um pouco sobre as duas primeiras alternativas apresentadas acima. Por um bom motivo: se todas as seis são muito boas para investidores de todo o mundo, as duas primeiras são especiais para os brasileiros.

A Avenue

Aberta por brasileiros nos Estados Unidos ela conta com toda a sua estrutura e suporte em português, de forma que é muito acessível para nós. Além disso, a Avenue lançou recentemente um plano de corretagem taxa zero.

Outros benefícios são que sua plataforma é bem simples e fácil de utilizar e também é fácil realizar câmbio entre o real e o dólar, depositando real diretamente na conta da empresa (o que pode ser feito por uma transferência TED) e convertendo em dólar. Nesse caso, entrentato, é preciso ter cuidado porque o spread é muito alto.

Uma das desvantagens, por outro lado, é que a Avenue não permite a compra de ações Micro Caps, com valor baixo de capitalização de mercado. Além, disso alguns ETF’s específicos não estão disponíveis na plataforma.

Passfolio

Fundada em 2018 na cidade de São Francisco, nos EUA, a corretora Passfolio é uma startup que dá acesso global ao mercado acionário americano. Assim, a lista da corretora inclui 170 países atualmente.

Entre os pontos positivos dela estão o suporte em português e o cadastro simples para abrir a conta (não é necessário enviar logo de cara algumas documentações como endereço ou passaporte/CNH).

Além disso, ela também não tem taxa de corretagem e permite investimentos a partir de US$ 1,00 no mercado fracionário. Outro benefício é que ela tem um programa de indicação que funciona como um incentivo para que o cadastro na corretora seja feito já que o novo cliente pode ganhar até US$ 100,00. Ah, e ela aceita depósito em Bitcoin e outras criptomoedas.

Por outro lado, a negociação das ações é feita exclusivamente pelo seu aplicativo para smartphones. Para alguns, acostumados a movimentar suas contas através dos celulares, isso pode ser considerado uma vantagem, mas para outros nem tanto. Além disso, há algumas reclamações de que o app é um pouco pesado e lento.

************

Bom, dito isso, agora você já conhece algumas das principais corretoras norte-americadas e já sabe por onde começar caso queira investir diretamente lá fora.

E se você gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais!