O Banco Pine (PINE4) divulgou na última quarta-feira, 11 de maio, os seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre de 2022 (1T22). Em suma, a companhia alcançou um lucro líquido de R$ 1,8 milhão.

A partir disso, foi possível constatar uma alta de 260% em relação ao mesmo período de 2021, quando o valor chegou a R$ 0,5 milhão. Já no 4T21, o lucro foi de R$ 1,3 milhão.

Abaixo, confira os principais destaques da companhia durante o 1T22.

Resultados financeiros do Banco Pine

Durante o 1T22, a margem financeira bruta chegou a R$ 47,6 milhões. Ou seja, houve uma alta de 47,8% em relação ao 1T21, quando chegou a R$ 32,2 milhões.

Por outro lado, o custo de crédito teve um prejuízo de R$ 0,9 milhão. Em suma, houve uma alta, já que no 1T21, o prejuízo foi de R$ 0,4 milhão. Apesar disso, o prejuízo reduziu, já que no 4T21, o valor negativo chegou a R$ 8,6 milhões.

Enquanto isso, a receita de prestação de serviços e tarifas chegou a R$ 7,1 milhões. Ou seja, houve uma baixa de 23,8% em comparação ao 1T21, quando chegou a R$ 9,3 milhões.

Além disso, as despesas administrativas e de pessoal teve um desempenho ruim em R$ 48,2 milhões. Em relação ao 1T21, houve uma alta de 17,1% no resultado.

Ao mesmo tempo, o resultado operacional chegou a R$ 4,8 milhões. Ou seja, houve alta, já que no 1T21, o valor chegou a R$ 1,7 milhão.

Apesar do atual cenário econômico mundial, com novos desafios econômicos e geopolíticos globais e aumento generalizado da inflação, o banco manteve a estratégia de incrementar a rentabilização do portfólio. Também houve um aumento nas margens, principalmente com clientes, que cresceu para 3,8% na comparação com 2,4% em 2021.

Paralelo a isso, a margem bruta cresceu 47,8% por conta do aumento da carteira do segmento Empresas. Enquanto isso, a sua carteira de crédito ficou estável na comparação anual.

De acordo com Mauro Sanchez, CEO do Banco Pine,

"A nossa capacidade de processamento e a evolução dos serviços, tanto no Internet Banking quanto no aplicativo, contribuíram para a ativação de 85% das novas contas via onboarding digital. Em conjunto com o empenho de nossos colaboradores, evidenciamos nossa capacidade de adaptação e inovação, seguindo na zona de excelência do nosso NPS".

Por fim, a inadimplência acima de 90 dias está sob controle, em 0,2%. O resultados está bem abaixo ao do mercado, com percentual da carteira de crédito classificada entre os ratings AA-C superior a 92%.