A corretora XP Investimentos fez parceria com a Visa e anunciou na segunda-feira, 20 de julho, um cartão de crédito que promete cashback ao usuário, ou seja, retorno parcial do valor gasto; mas de uma forma diferente dos demais produtos do mercado, já que o dinheiro será devolvido via aplicação em um fundo de investimento exclusivo.

Além dessa funcionalidade, a XP adiantou que o novo cartão não terá taxa de anuidade para os usuários. Cabe adiantar que o cartão é apenas um projeto-piloto e está em fase de testes, sendo disponibilizado inicialmente para funcionários e parceiros da corretora. Ainda assim, a XP prevê que ele poderá ser liberado para alguns de seus clientes até o fim do ano; e para todos os usuários em 2021.

O CFO e sócio da corretora, Bruno Constantino, inaugurou o produto como "investback", de forma a revolucionar o tradicional cashback comum em lojas e também usado pelo PicPay. Segundo Bruno, a XP e Visa estão trabalhando no projeto há um ano.

"Com o Investback, o cliente tem flexibilidade e liberdade para usar o dinheiro em algo que realmente queira. Com o tempo, inclusive, pode vir a se tornar uma forma complementar de crescimento do seu patrimônio", explicou Constantino.

Sobre o cartão de crédito da XP e Visa

Como o cartão de crédito ainda está em fase de teste, as desenvolvedoras ainda não definiram alguns detalhes, como a taxa do fundo de investimento, a taxa sobre as faturas em atraso e o valor a ser devolvido proporcionalmente aos usuários, o cashback.

Também não foi decidido se haverá tempo mínimo para manter os retornos no fundo; mas de acordo com o que fora divulgado, os usuários do cartão não serão obrigados a deixar o dinheiro investido.

A ideia da corretora é interessante: "Queremos revolucionar o mercado de cartões de crédito no País da mesma forma que fizemos com os investimentos. Acreditamos que podemos transformar o segmento e mostrar que os cartões também podem ser um aliado para aumentar o potencial dos clientes como investidores", disse Constantino em nota.

Vale ressaltar que o serviço estará disponível apenas para os clientes e sócios da XP, sendo que o pedido do cartão de crédito deverá ser feito pela plataforma da corretora.

Sendo assim, as novidades deverão sair entre as próximas semanas para os já clientes da XP e aos demais interessados; ative as notificações do Poupar Dinheiro e fique informado.