O cadastramento da funcionalidade do PIX teve início em 5 de outubro de 2020 e as chaves do Pix têm sido extremamente disputadas pelos bancos e fintechs brasileiras, isso porque cada banco deseja que o seu cliente cadastre a chave em sua instituição para que então movimente valores por ali.

Todos os bancos realizam ofertas de premiação, pontuação e sorteios para que seus clientes se interessem e façam a chave por aqueles bancos e fintech. Porém, nem sempre o cliente se contenta com seu cadastro das chaves PIX ou, pode ser que tenha se arrependido. Caso isso aconteça, vamos mostrar a você o passo a passo para realizar a exclusão de sua chave.

Como excluir a chave PIX de qualquer banco

Chave Pix, o que é?

Criada pelo Banco Central, a chave pix é uma maneira moderna, atual, segura e fácil de pagar e receber dinheiro, e tudo funciona em questão de segundos. As transações como transferências ocorrem em no máximo 10 segundos, independente de qual é a instituição financeira que está sendo utilizada, e também não importa o dia nem o horário, podendo ser aos sábados, domingos e feriados. Todo processo é feito realmente em qualquer momento. E o melhor de tudo é que as transferências são isentas de taxas (em alguns bancos), tornando tudo fácil, rápido e às vezes gratuito.

A chave PIX necessita de informações no qual você disponibiliza para o remetente da transação. São elas: CPF, CNPJ, telefone ou e-mail. Então, ao efetuar o cadastro da chave no seu banco, não há mais a necessidade de passar a um terceiro os seus dados bancários.

Você apenas informa a chave do Pix e em alguns segundos você receberá a transferência do dinheiro em sua conta. Porém, mesmo que você tenha realizado o cadastramento da chave PIX em seu banco, ainda poderá excluí-la a qualquer tempo. Lembrando que o Banco Central já disponibiliza um sistema para consulta das suas chaves cadastradas, o Registrato. Veja mais:

Vamos ver agora como realizar a exclusão da chave PIX em seu banco ou fintech.

Como excluir a chave Pix?

Mesmo que cada banco ou fintech tenha o seu próprio sistema ou aplicativo de funcionamento, o processo de exclusão de uma chave Pix serve para todos os bancos. Veremos agora um tutorial geral de como realizar essa exclusão. E para exemplo, foi utilizado o aplicativo do banco C6.

  • Passo 01: Acesse o aplicativo do banco ou fintech que você tenha chave e que será excluída.
  • Passo 02: Pesquise no aplicativo a opção do Pix (onde sempre tem um atalho na tela inicial, ou na aba de configurações).
  • Passo 03: Confira a chave Pix cadastrada que será excluída.
  • Passo 04: Vá até o botão do menu que fica ao lado da chave, ou escolha a opção "selecionar".
  • Passo 05: Selecione a chave que será excluída.
  • Passo 06: Busque pela opção "excluir" ou o ícone de uma lixeira.
  • Passo 07: Na maioria dos casos, o aplicativo solicita a sua senha para confirmar a exclusão.

Finalizando, a chave do PIX será excluída.

Posso confiar que a chave do PIX foi excluída?

Toda e qualquer chave é cadastrada no DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) do Banco Central. No momento em que você exclui uma chave Pix, todo o registro nesse banco de dados e o vínculo com a instituição bancária foi apagado. Assim, a chave fica disponível para que você possa cadastrá-la em qualquer outro banco ou fintech.

Como já dissemos, você pode consultar suas chaves no Registrato do Banco Central.