Sem dúvida, o Pix é um meio de pagamento que se torna a cada dia mais popular. Entretanto, engana-se quem pensa que apenas quem é pessoa física tem vantagens com o Pix. Em suma, o método também tem feito sucesso para as empresas. Inclusive, pode revolucionar a jornada de compra e venda.

E mesmo que exista uma cobrança nas transações, o Pix segue sendo o meio de pagamento mais vantajoso para as empresas. De acordo com Fernando Nunes, cofundador e CMO na fintech Transfeera,

"Em 2021, os bancos passaram a cobrar taxas de transações quando feitas pelo PIX, com isso, hoje as tarifas já são realidade — e elas vêm evoluindo junto com as novas funcionalidades que o sistema de pagamentos instantâneo apresenta".

Sendo assim, confira a seguir, 5 benefícios que o Pix pode disponibilizar para empresas.

Pix é sinônimo de comodidade

De acordo com Nunes, o Pix traz comodidade para as empresas. Inclusive, é capaz de acelerar os processos, bem como trazer mais tempo útil para outras operações mais complexas.

Nunes explica que "Antes do Pix as transferências levavam um tempo até serem efetuadas com sucesso e, em muitos casos, era preciso se deslocar até o banco. Hoje existe a facilidade de que tudo pode ser realizado através do celular".

Ademais, ele explica que a "Agilidade, eficiência e produtividade são as principais características que o novo modelo de pagamento instantâneo trouxe para as operações financeiras das empresas".

Pix é sinônimo de agilidade

Em suma, as operações via Pix são muito rápidas. De acordo com o CMO da Transfeera,

"O tempo de cerca de 10 segundos que o valor é enviado e recebido torna o novo tipo de pagamento chamar mais atenção. Velocidade totalmente diferente de boletos bancários, por exemplo, que precisa de até três dias úteis para ter o pagamento reconhecido".

Controle do fluxo de caixa e volume de transações

Outra grande vantagem que o Pix traz, é que as empresas ajudam no controle do fluxo de caixa. Dessa forma, você tem mais conhecimento das entradas e saídas financeiras.

"Os empresários conseguem ter um melhor controle do fluxo de caixa, pois, com o extrato, é possível verificar quais valores de fato entraram e quais saíram. Além disso, também proporciona escala no volume de transações, pela comodidade e simplicidade da operação. Isso permite uma melhor organização devido a automação de processos", explica Nunes.

Taxas baixas e retorno financeiro do Pix

Antes do Pix, as taxas de uso de outros meios de pagamento possuíam um preço alto. Inclusive, revertiam pouco valor em relação ao serviço entregue. A partir do Pix, Nunes explica que esse cenário se transformou.

"Mesmo com as tarifas, o Pix não deixa de ser viável, pois as vantagens se sobrepõem. Ademais, a taxação é imposta apenas às transações realizadas, dispensando custos extras com aluguéis de maquininhas, por exemplo", diz ele.

Fim dos intermediários

Por fim, há de se destacar que o Pix traz o fim dos intermediários nas operações bancárias, posto que o contato entre as partes acaba sendo mais próximo.

"O Pix conecta diretamente pagador e recebedor, eliminando intermediários, cortando consideravelmente custos de operação e barateando o valor cobrado do usuário. Vale ressaltar que o setor financeiro está crescendo cada vez mais e se desenvolvendo com novas tecnologias, além dos tradicionais bancos, que oferecem serviços já conhecidos incluindo o Pix, portanto, é imprescindível fazer uma pesquisa a fim de encontrar as melhores tarifas e condições de serviços dessas instituições", finaliza Nunes.