O sistema de pagamentos instantâneos Pix, está a cada dia ganhando mais popularidade. Inclusive, recentemente a ferramenta bateu o recorde de transações diárias, com 73,2 milhões de operações.

Além disso, um novo estudo aponta que o Pix está ganhando espaço nas compras no e-commerce, categoria que é dominada pelo cartão de crédito. Ademais, um estudo da consultoria Gmattos aponta que, em maio, o Pix se aproximou em termos de aceitação e disponibilidade de outras opções, tais como o boleto e o cartão de crédito.

Para se ter ideia, em janeiro de 2021, primeira edição do estudo, o Pix estava em 5º lugar no ranking. E era aceito por 16,9% dos comércios virtuais no Brasil. Já na edição de maio de 2022, o Pix conseguiu 74,6% de aceitação. Ou seja, mais de 4 vezes mais do que o visto anteriormente.

Boleto perde popularidade por conta do Pix

Enquanto o Pix tem ganhado espaço, o boleto tem decaído. É dito isso, pois em 2021, o boleto era aceito por 74,6% dos estabelecimentos. Já na pesquisa de 2022, aumentou somente 2 pontos percentuais, para 76,3%.

Por outro lado, na liderança do ranking de meios de pagamento no e-commerce no Brasil, está o cartão de crédito. Ele tem 98,3% de aceitação. Além disso, a edição de maio da pesquisa da Gmattos estudou 59 lojas online, de vários segmentos. Unidas, elas representam 85% do comércio eletrônico do Brasil.

O Pix existe desde novembro de 2020. Por conta disso, é natural as lojas virtuais levarem um tempo até iniciarem a ofertá-lo como opção de pagamento. Entretanto, a alta significa que o produto está se consolidando entre os brasileiros.

De acordo com a avaliação da consultoria, o Pix pode chegar a 91% a longo prazo. Isso, considerando o segmento de lojas que ainda não operam com essa forma de pagamento, mas que aceitam algum tipo de recebimento à vista (débito bandeira, banco ou boleto).

Ademais, "Se confirmada a agenda para novas funcionalidades para o PIX em 2022, como o Pix parcelado, um novo impulso na aceitação desta modalidade poderá ser observado", diz o estudo. Porém, Gastão Mattos, cofundador e CEO da Gmattos, diz que ainda não é possível estimar se o Pix pode ultrapassar o cartão de crédito.

Abaixo, veja o ranking do estudo de 2022:

Meios de pagamentos % de aceitação em maio de 2022 % de aceitação em janeiro de 2021
Cartão de Crédito 98,3% 98,3%
Boleto 76,3% 74,6%
Pix 74,6% 16,9%
Carteiras digitais (Mercado Pago, PicPay, PayPal, etc.) 45,8% 49,2%
Cartão de Débito 28,8% 37,3%

Pagamentos à vista com desconto

Em suma, um fato que atrai as lojas virtuais ao uso do Pix, são os descontos que podem ser aplicados. Conforme o estudo, as lojas participantes conseguem ofertar descontos entre 3% a 18% na tentativa de estimular o consumidor a usar esse meio de pagamento.

Ademais, do grupo de lojas que ainda não aceitam Pix, somente 9% não operam com pagamentos à vista. De acordo com Mattos, "A evolução na aceitação, bem como a prática de incentivos, caso dos descontos, para pagamento com Pix, tem feito aumentar o seu share transacional". Por fim, a estimativa é que o Pix supere o boleto já na próxima edição do estudo, em julho.