Sonho de consumo de muita gente: um cartão de créditos sem limite. É ou não é? Aquele pessoal que vive pedindo um aumento de limite para os bancos digitais, pelas redes sociais, que o digam! Imagina poder comprar tudo o que quiser sem se preocupar em passar vergonha no caixa, na hora do pagamento!

Mas será que isso realmente existe? E mais: será que isso seria bom para a sua vida financeira? Porque afinal, a fatura sempre chega depois de um tempo não é mesmo? Nesse artigo vamos falar sobre isso. Veja abaixo.

Cartão de crédito sem limite: isso realmente existe?

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Como sabemos, o limite de um cartão de crédito é o valor máximo que uma pessoa pode gastar naquele cartão. A instituição define esse valor de acordo com alguns critérios, como a renda do seu cliente, o histórico de pagamentos, o tempo de relacionamento que ele tem com os bancos e instituições, entre outros.

O limite serve como um freio para que não haja gastos que não sejam compatíveis com a realidade financeira daquele cliente e,ao mesmo tempo, resguardar a instituição fornecedora do crédito.

Afinal, existe cartão sem limite?

Tecnicamente, um cartão "Sem Limites" seria algo com valor sem limite de gastos para uma pessoa, isso sem a instituição ter certeza que esse valor retornaria, não é mesmo? É algo quase inimaginável. A resposta para a pergunta é simples: não existe cartão de crédito sem limite.

O que existe atualmente, são cartões de crédito com limite pré-estabelecido, fazendo com que esses cartões não tenham um valor fixo, mas o emissor tem total liberdade de aprovar ou recusar a compra do cliente de acordo com seu perfil financeiro. Por exemplo, se você tentar realizar uma compra de R$50 mil e pelo seu histórico não tiver como arcar com essa dívida, automaticamente seu pagamento será bloqueado.

O cartão sem limite também é uma armadilha para o cliente?

Pelo ponto de vista da instituição financeira, não há vantagem nenhuma para ela liberar créditos que as pessoas não terão condições de pagar, o que faz com que entendamos porque existe limites para os cartões de crédito e a questão dos juros da fatura serem super altos.

Porém, pode-se notar que o cartão de crédito "sem limite" também será muito prejudicial à vida financeira do cliente, já que ele dá uma falsa sensação de que o cliente pode sair gastando mais do que seu salário pode pagar, fazendo com que ele se endivide.

Para que exista um equilíbrio em suas finanças, o limite do cartão de crédito não pode ultrapassar 30% da renda do mês do cliente.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

As emissoras dos cartões revisam o comportamento que seu cliente tem com o cartão de crédito, como datas de vencimentos, quantidade de consumo mensal e, de tempos em tempos ela decide se deve ou não aumentos mais crédito para ele.

Então, se você manter seus gastos compatíveis com sua renda e realizar os pagamentos das faturas em dia, com certeza seu cartão aumentará de limite com o passar do tempo.