A carteira digital é uma das opções de meios de pagamento digitais, que oferta muita praticidade para quem usa. Em suma, sair de casa sem a carteira e despreocupado, são alguns dos efeitos que ela pode causar nos seus usuários. É uma boa opção para otimizar as movimentações financeiras no dia a dia.

Entre as funcionalidades que elas oferecem estão a tecnologia contactless e a agilidade para fazer compras. Mas, por ser ainda uma tecnologia relativamente recendte, acaba que nem todo mundo tem conhecimento sobre elas. As e-wallets são uma versão digital de um recurso que até recentemente era físico.

Esse é um movimento que costuma, em geral, facilitar o dia a dia das pessoas por meio da tecnologia. As carteiras de trabalho e vacina, por exemplo, são grandes exemplos de documentos importantes que foram digitalizados. Mas todos nós precisamos nos adaptar a essas novas possibilidades.

Da mesma forma, uma e-wallet desempenha o mesmo papel das carteiras tradicionais. Ou seja, em apenas um lugar, estão presentes todos os seus cartões de crédito e débito, das mais diferentes instituições financeiras. Sendo, assim, vamos explicar a seguir, como essa ferramenta funciona, bem como de que forma você pode utilizá-la.

O que é uma carteira digital?

Uma carteira digital é a representação tecnológica da carteira física tradicional. Sendo assim, não é necessário carregar os cartões de crédito para onde você for: basta ter os mesmos cadastrados na carteira virtual (e-wallet).

Com isso, você centraliza as suas informações bancárias, e tem mais facilidade na hora de realizar os pagamentos. Por meio da e-wallet, você pode pagar por compras online e em lojas físicas.

O recurso também oferta muita praticidade com relação aos seus dados, já que conta com criptografia, se mostra como uma opção segura para fazer transações financeiras. Além disso, os cartões de crédito e débito não são os únicos produtos que podem ser inseridos na carteira digital.

Em alguns modelos, você também pode conseguir salvar o seu vale-refeição, tickets, e vouchers. Vale ressaltar que apesar de os celulares serem os protagonistas quando o assunto é e-wallets, dispositivos como smartwatches, tablets e iPads também podem usar a ferramenta.

Por que usar carteiras digitais?

Antes da pandemia, as pessoas já estavam fazendo a transição para os métodos de pagamento mais práticos e digitais. Em 2019, a plataforma de pagamentos Adyen divulgou um estudo que mostrou uma alta de 65% no uso de carteiras digitais no Brasil, considerando somente o 1º trimestre do ano.

Porém, o isolamento social elevou ainda mais as compras online, e impactou não apenas no modo como as pessoas compram, mas também, como preferem pagar. Em 2021, a McKinsey & Company apontou na sua pesquisa, o aumento de 470% em pagamentos Near Field Communication (NFC).

Ademais, no mesmo estudo, a facilidade e o cashback foram relacionados como os principais motivos para o uso das e-wallets. Vale ressaltar que além da praticidade na hora de pagar, você só precisa preencher os dados do cartão uma vez, o que agiliza muito as compras online.

Como funcionam as e-wallets?

As carteiras digitais são usadas para pagar, e possuem um funcionamento prático, e tecnológico. O primeiro passo é ver se o dispositivo tem a ferramenta ou se há a necessidade de fazer o download na loja de apps.

Com a carteira digital instalada, como o Google Pay, Apple Pay, ou Samsung Pay, basta inserir os cartões da sua preferência. Em geral, você pode inserir os dados bancários fotografando o cartão, ou digitando tudo na plataforma.

Após adicioná-los, a e-wallet pode funcionar de diferentes formas. Tudo vai depender de onde você está fazendo as suas compras.

Onde é possível usar a carteira digital?

Em geral, você pode usar a carteira digital nas seguintes situações:

  • Para fazer pagamentos online em sites e aplicativos;
  • Para fazer pagamentos em lojas físicas que aceitam pagamentos por aproximação.

Sendo assim, você pode usar a carteira para comprar os mais diferentes itens possíveis.

E fora do Brasil, é possível usar a e-wallet?

Sim. Em suma, as carteiras podem funcionar nos locais que aceitam pagamentos por aproximação. Porém, é importante considerar:

  • O cartão cadastrado na e-wallet é internacional?
  • Há alguma cobrança de taxa por se tratar de uma compra internacional?

Ou seja, antes de viajar, você precisa entrar em contato com a sua instituição financeira, e tirar essas dúvidas, para não ter surpresas durante as viagens.