Com certeza você já ouviu falar ou conhece alguém que tenha dado aquela desculpa de que esqueceu a carteira em casa e não tem como pagar, não é mesmo? Mas saiba que ela não poderá mais ser usada, pois a tecnologia está aí para fazer com que tudo fique mais prático possível.

Com o avanço dos bancos digitais e os dispositivos, é possível realizar pagamentos sem cartão, apenas com o celular ou smartwatch (relógio inteligente), por exemplo. Isso tudo com a carteira digital.

O que é e como funciona uma carteira digital?

Entenda melhor o que é a carteira digital e como ela funciona.

O que é uma carteira digital ou e-wallet?

A carteira digital (ou também chamada de e-wallet ou digital wallet, em inglês) é um aplicativo ou serviço de armazenamento de dados de cartões de crédito e débito (ou também de dinheiro, em alguns casos), para que o cliente possa realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch (relógio inteligente) ou outro dispositivo digital.

Portanto, a carteira digital é uma versão virtual daquela carteira tradicional usada para carregar cartões e dinheiro em espécie.

Como funciona uma carteira digital?

Basicamente, a carteira digital faz a conexão dos lojistas com os computadores na hora de pagar. Na hora do pagamento, o cliente escolhe a opção da carteira digital, seja por aproximação ou QR Code.

Para isso, o lojista precisa aceitar essa forma de pagamento em seu estabelecimento e o usuário precisa ter seu cartão de crédito ou débito cadastrado em sua carteira digital ou estar com dinheiro depositado.

Existem carteiras digitais que funcionam para compras online e em lojas virtuais (precisam aceitar esse tipo de pagamento. Para isso, o cliente deve selecionar a carteira digital e usar seu PIN (senha da carteira) para aprovar o pagamento.

Como pagar compras presenciais com carteira digital?

É possível pagar as compras presenciais com carteira digital usando QR Code ou aproximação NFC (Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo, em tradução livre para o português).

No caso do pagamento por QR Code, o estabelecimento e a carteira digital devem aceitar esta modalidade, já que não são todas as carteiras que fornecem pagamento por código QR.

Já para realizar pagamentos por NFC, basta a carteira digital ter essa modalidade disponível e o estabelecimento ter uma maquininha de cartão que aceite pagamento por aproximação (o que hoje em dia é muito comum devido a popularização dos cartões com a função contactless).

Para isso, o usuário só precisa de um celular ou um smartwatch que tenha a função NFC. Basta aproximar o aparelho da maquininha de cartão e autorizar a compra.

Como pagar compras online com carteira digital?

Para esta modalidade, são as próprias lojas virtuais que devem oferecer a opção dentro do fluxo de compra. Assim como o pagamento por cartão de débito e crédito, a carteira digital também aparece como forma de pagamento na finalização da compra no site ou aplicativo.

Geralmente, quando o comprador seleciona a opção de pagamento pela carteira digital, é preciso que ele acesse sua carteira no próprio navegador, escolha o cartão que deseja utilizar e insira o PIN para aprovar a transação.

Dicas de segurança ao usar uma carteira digital

Assim como outros meios de pagamento virtual, a carteira digital também exige alguns cuidados de segurança. Veja algumas dicas.

  • Cadastre senhas fortes, sem repetir a mesma senha para todos os cadastros;
  • Autorize as compras apenas quando seu celular estiver desbloqueado. Essa opção é feita nas configurações de sua carteira digital e ajuda o fluxo ficar mais seguro;
  • Em caso de celular roubado, bloqueie seus cartões que estão cadastrados na carteira digital. Assim, mesmo que o ladrão acessar a carteira digital, ele não conseguirá fazer compras com eles.