Uma nova ação foi listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Após meses tramitando, a reorganização societária da empresa Cesp, até então listada na B3 com os códigos CESP3, CESP5 e CESP6, foi finalizada em março de 2022. Como resultado da operação, conforme já havia sido anunciado, as ações da Cesp foram incorporadas por outra companhia (VTRM), dando origem a uma nova player de energia: a Auren Energia, sendo que o nome foi anunciado em 23 de março desse ano.

"Este é o nome da companhia resultado do processo de reorganização societária iniciado em outubro de 2021, que visa a criação de uma plataforma líder em energia renovável no Brasil.

A Auren nasce da combinação dos ativos de energia da Votorantim S.A. e Canada Pension Plan Investment Board e seguirá os mais altos padrões de governança, com estrutura robusta e competências fundamentais e necessárias para iniciar um novo ciclo de crescimento e geração de valor para seus acionistas.", consta no documento divulgado pela até então Cesp e a controladora VTRM.

Auren (AURE3) estreia na B3 com alta

Após a conclusão da reorganização societária da Cesp, a Auren Energia estreou na B3 nesta segunda-feira, 28 de março de 2022, no segmento Novo Mercado, que exige altos padrões de governança corporativa e de transparência, sob o código AURE3.

A nova ação AURE3 chegou a ter alta por volta de 7% no dia de estreia na B3, até às 16h30min. Nesta terça-feira, 28 de março, as ações da antiga Cesp, da Auren Energia, estavam negociadas na B3 com cotação de R$ 16,57 com valorização de 1,03% por volta das 11h47min.

A Auren Energia (AURE3) já nasceu gigante. Com a combinação dos ativos da Votorantim e CPP Investments, a empresa conta com uma matriz energética diversificada, entre fontes hídricas, solares, além de híbridas - totalmente renovável. Além disso, segundo as informações divulgadas, a Auren será uma das maiores no segmento de comercialização de energia do Brasil.

Segundo um dos documentos anunciados, relativo à reorganização societária, a operação da Auren contará com 3,3 GW de capacidade instalada sob gestão, sendo: 2,3 GW de energia hídrica e 1 GW de fonte eólica.

Para celebrar a estreia da nova empresa na Bolsa de Valores de São Paulo, dada às atuais condições sanitárias, foi realizada na B3 a tradicional cerimônia de abertura, na qual os executivos tocam a campainha.

Assim, a cerimônia de listagem da Auren foi realizada na sede da B3, em São Paulo, e contou com as presenças de Gilson Finkelsztain, CEO da B3; João Schmidt, Diretor-Presidente da Votorantim S.A.; Ricardo Szlejf, Head de Infraestrutura da América Latina na CPP Investments; e Fabio Zanfelice, Diretor-Presidente da Auren Energia.

"A nova companhia está preparada para endereçar os desafios da transição energética e as transformações do setor de energia. Trata-se de uma nova plataforma integrada que conta com um portfólio de ativos de geração de energia limpa e renovável, com uma estratégia de crescimento baseada na diversificação e flexibilidade de produção, aliada a uma das maiores comercializadoras do país, com capacidade e expertise para o atendimento das necessidades dos nossos clientes", afirmou o chefe da nova empresa, Zanfelice, durante a cerimônia.

Por sua vez, o Diretor-Presidente da multinacional Votorantim, comentou o seguinte: "A Auren Energia nasce com o DNA de investimentos da Votorantim em energia renovável e com o comprometimento da Votorantim e do CPP em avançar de forma consistente nesta jornada de criação de valor. Este momento é emblemático para a Votorantim e marca a nossa crença nas oportunidades de crescimento do setor no Brasil, no potencial desta parceria com o CPP e o mercado de capitais, e na capacidade de realização do time da Auren".

Para Ricardo Szlejf, Head de Infraestrutura da América Latina na CPP Investments: "Como investidores de longo prazo no Brasil, temos orgulho de estar por trás da Auren Energia, uma plataforma que ajudará a apoiar o desenvolvimento da energia renovável do país, além de contribuir para seu crescimento econômico. Vemos um crescimento significativo de longo prazo no mercado de energia renovável do Brasil e esse investimento se alinha bem com nossa estratégia de buscar retornos atraentes ajustados ao risco para nossos contribuintes e beneficiários".

Por sua vez, o CEO da B3 também deu sua palavra à cerimônia de estreia: "Participar do crescimento dos nossos clientes é parte da nossa missão aqui na B3. Mas poder participar da história de renovação e liderança da Votorantim e do CPP Investments, com esse passo imenso rumo a fontes de energia limpa, é também uma forma de construirmos juntos uma visão de futuro que é sustentável e perene", comentou Gilson Finkelsztain.

Fonte: B3.