Uma das piores saias justas que pode acontecer dentro de uma amizade é quando temos que cobrar um amigo que está nos devendo, mas sem ser deselegante. Porém, não tem como deixar passar essa cobrança, já que esse valor pode estar fazendo falta em seu orçamento.

Nesse momento, pensamos em mil maneiras de como chegar nessa pessoa e lembrar daquela dívida que já faz um tempo que foi feita. Pode ter sido em um momento de emergência, ou quando essa pessoa deseja muito algo e não tinha condições financeiras de comprar e você acabou ajudando.

Mas o que fazer exatamente quando o prazo estipulado chega e mesmo assim seu amigo ou amiga não cumpre com o vencimento? Isso pode acarretar em situações muito sérias, fazendo com que seu nome acabe indo para o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Serasa.

Por esses e outros motivos, vamos ver algumas dicas de como fazer uma cobrança a um amigo sem perder a amizade.

Como cobrar um amigo e não perder a amizade

1. Estabeleça um prazo antes de emprestar

Uma das melhores maneiras para emprestar um valor para um amigo ou parente, é estabelecer um prazo para o pagamento. Sempre deixe essa informação bem clara para ele, pois assim não terá dúvidas de até quando ele precisa pagar.

Porém, se você já tiver feito, o processo é mais fácil para cobrar. Mas se vocês não combinaram nenhum prazo para o pagamento, tente conversar com ele e estipule uma data que fique bom para ambos.

Caso ele esteja muito apertado em relação ao seu dinheiro, ofereça o pagamento parcelado. Melhor receber aos poucos do que não receber nada, não é mesmo?

2. Elabore uma boa mensagem

Independente se a data de vencimento já chegou ou ainda está por vir, não é necessário ofender ou usar palavras que possam magoar outra pessoa, mesmo que ela esteja lhe devendo.

Pense em algo que seja tranquilo mas demonstrando que o assunto é sério. Se esse valor estiver fazendo falta para seu orçamento, descreva isso para seu amigo.

Nada como uma boa conversa não resolva. Se achar melhor, combine um encontro e converse educadamente. E não dê muitas voltas no assunto. Diga que você está precisando do valor.

3. Use o WhatsApp como um aliado

Cobrar pelo WhatsApp pode ser um mecanismo de ajuda para você, já que você pode não ter tempo para encontrar com essa pessoa ou até mesmo ir buscar o valor.

Se achar que é tranquilo, envie um áudio falando sobre o valor. Caso queira, escreva uma mensagem relatando sua necessidade de receber aquele montante.

Uma boa oportunidade de utilizar o WhatsApp é que você já pode estar mandando o número de sua conta ou seu código PIX para que ela não tenha muitas desculpas de entregar esse dinheiro.

A pessoa também pode estar realizando o pagamento via o próprio WhatsApp. Para isso, você deve criar uma conta no WhatsApp Pay para receber ou realizar transferências entre usuários.

Claro que existe a chance dessa pessoa bloquear seu número. Nesse caso, o indicado é ligar para ela e explicar sua situação. Tente fazer essa ligação de outro número que não seja o mesmo do WhatsApp.

4. Não leve a dívida para outro lado

Por mais que sabemos que essa pessoa está te devendo, não é certo criar uma briga. Como dito, antes de tudo converse com seu amigo. Veja se ele realmente está passando por um momento delicado.

Se ambos estiverem apertados, tentem negociar esse valor para que nenhum dos lados acabe se prejudicando. A dica mais valiosa que damos é que a briga não leva a nenhum lugar.

Caso você tenha feito de tudo para que essa pessoa lhe pague e mesmo assim ela não realizou o pagamento, se desprenda da situação e tente contornar suas dívidas.

Com certeza você não irá procurar essa pessoa tão cedo (e muito menos ela lhe procurar). Deixe a poeira baixar e quem sabe em outro momento a vida se encarrega de colocar vocês frente a frente para esse acerto de contas.

O que não fazer

Vamos ver algumas dicas do que não fazer em casos de dívidas com algum conhecido:

  • fazer ameaças ou ofender;
  • ligar ou falar mal da pessoa para outras;
  • sujar a imagem da pessoa pelas redes sociais.

Caso você tenha tentado de todas as maneiras possíveis, mas mesmo assim a pessoa não pagou, você pode reaver essa cobrança na justiça, através de cartas. Você terá que ir até um tribunal de pequenas causas em sua cidade.