O Banco24Horas aderiu uma nova opção, segura e prática para realizar retiradas em moedas estrangeiras. Com essa facilidade, não é necessário que o cliente se desloque até uma agência bancária ou casa de câmbio para realizar saques em Dólar ou Euro.

A modalidade desse tipo de saque está disponível em shoppings e aeroportos. Pelo site do Banco24Horas, é possível localizar no mapa onde se encontram os caixas eletrônicos mais próximos.

Diferente dos demais ATMs (Automatic Teller Machine) os caixas para saques de moedas estrangeiras estão identificados nas cores em cinza, o que ajuda a localizar com mais facilidade.

Como retirar dinheiro no caixa eletrônico?

Assim como em um saque comum que é necessário ter dinheiro na conta para realizar o procedimento, quando é feito um saque em moeda estrangeira, é necessário negociar antes a compra dela, para então conseguir retirar o dinheiro em espécie.

Então, o primeiro passo é fazer a compra do dólar ou do euro. É possível fazer esse procedimento pelo aplicativo ou por meio de outros canais de seu banco ou instituição financeira, podendo ser um banco ou uma casa de câmbio.

Após fazer esses passos, é necessário se dirigir até um caixa eletrônico do Banco24Horas (da cor cinza) e realizar a retirada.

Como funciona a compra de dólar?

A cotação do dólar muda de acordo com a aplicação dada para o dinheiro. Suas variações são:

  • Dólar comercial: cotação usada pelas empresas nas importações e exportações;
  • Dólar turismo: cotação usada na compra de dólar para viagem.

Também existe o dólar paralelo, mas esse não é oficial. Ele é negociado por entidades ou pessoas sem autorização para a venda de moedas, ou que estão dentro de alguns crimes.

Quem pode vender?

No Brasil, apenas instituições autorizadas podem vender e comprar dólar. Obrigatoriamente, devem ser bancos, corretoras, agências de turismo ou hotéis. É possível conferir quais instituições têm essas autorizações acessando o site do Banco Central.

Quais são os meios de compra?

É possível comprar dólares em espécie, como crédito no cartão pré-pago, porém, é preciso que seja internacional, ou na forma de traveller check, conhecido como "cheque de viagem" e emitido por instituições autorizadas para que possa ser sacado no exterior. Essa opção já foi bastante usada, mas hoje em dia as pessoas preferem o cartão pré-pago.

Tendo um cartão internacional, o cliente pode fazer compras no exterior. Nesse modo, será pago o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a movimentação. O percentual varia conforme a forma de compra e é inferior quando usado dinheiro em espécie. As alíquotas são:

  • dinheiro em espécie: 1,1% sobre o valor total da moeda comprada;
  • cartão de débito: 6,38% sobre o crédito em moeda estrangeira;
  • cartão de crédito: 6,38% sobre o valor da compra.

No cartão de crédito, os bancos cobravam o valor de cotação do dólar quando fechava a fatura, podendo aparecer valores indesejados na hora do pagamento pelo fato da variação. Porém, desde o começo de 2021 a regra foi alterada. Portanto, a cotação usada é a data que foi realizada a compra.