Hoje em dia é muito raro encontrar estabelecimentos ou empresas que ainda cobrem suas contas por carnês sem código de barras. Na maioria das vezes, recebemos os boletos por correios ou até mesmo por e-mail e muitas são as pessoas que até já pagam todas as suas contas de forma digital.

Por outro lado, os boletos também ainda são muito utilizados no dia a dia. Quando surgiram, eles facilitaram muito as nossas vidas pois deixaram de lado a necessidade de ir de estabelecimento em estabelecimento para pagar as contas. Também tornaram possíveis as compras pela internet, à distância, sem envolver dados bancários de ambas as partes.

E por isso, os boletos ainda são os queridinhos de muita gente. E você sabia que é possível pagá-los utilizando os caixas eletrônicos do Banco24Horas? O procedimento é simples e prático. Veja abaixo como funciona.

Como pagar boleto no caixa eletrônico do Banco24Horas?

Vamos ver então como realizar seus pagamentos com segurança pelo caixa eletrônico do Banco24Horas.

Quais tipos de boleto é possível pagar no caixa eletrônico?

O boleto bancário é considerado um documento de cobrança e por ele é possível que pessoas, empresas e até o governo consigam receber pagamentos de naturezas diversas.

Principais tipos de contas:

  • boletos de cobrança: compras que são feitas pela internet onde o boleto é sua forma de pagamento, carnês de lojas com códigos de barras, fatura de cartão de crédito, prestações e mensalidades, entre outros;
  • contas de consumo: água, luz, telefone, internet, TV por assinatura, entre outros;
  • impostos e tributos: IPTU, IPVA, DAS, GRU etc.

Muitas contas citadas podem ser pagas com as operações de cash in no Banco24Horas. Porém, se você pretende pagar suas contas utilizando o saldo de sua conta bancária, saiba que existem algumas limitações, já que cada banco disponibiliza diferentes tipos de serviço.

Alguns bancos e instituições financeiras não permitem o pagamento de boletos de nenhuma natureza nos caixas eletrônicos do Banco24Horas. Outras aceitam contas de consumo que sejam pagas com saldo da conta corrente. E ainda existem os bancos que aceitam todos os tipos de conta, usando a conta corrente ou a poupança, e ainda podem agendar os pagamentos.

Sempre confira os serviços que seu banco disponibiliza para o Banco24Horas. Também pode haver restrições quanto ao valor do boleto. Esse limite também varia conforme o banco.

Outra questão importante que deve ser considerada é a data de validade. O ideal é pagar todas as contas até o dia do vencimento para não haver taxas e cobranças desnecessárias. Mas sabemos que imprevistos acontecem. Contas de consumos vencidas podem ser pagas em qualquer caixa eletrônico, já que a cobrança de multas e juros vem para a próxima conta.

Porém, alguns boletos precisam que façam sua reemissão pela empresa responsável, com seus valores atualizados e uma data de vencimento atual. Depois desse processo será possível realizar o pagamento.

O que é necessário para pagar boleto no caixa eletrônico?

Primeiramente, será necessário a conta impressa com o código de barras ou da linha digitável anotada. Caso seu banco exija o uso do cartão para realizar a transação, você precisará estar com ele em mãos. Existem alguns bancos que liberam os serviços via biometria, código QR, SMS ou token, para isso, precisará estar com o celular em mãos.

Como pagar boleto no caixa eletrônico?

O processo de pagamento é muito simples, já que o próprio caixa eletrônico ajuda fornecendo as orientações para seguir a transação.

Vamos ver o passo a passo de como realizar um pagamento pelo caixa eletrônico do Banco24Horas.

  • Para iniciar a operação, insira seu cartão no local indicado. O sistema fará a leitura de seus dados bancários. Caso queira realizar o pagamento sem o cartão, marque a opção "comece sem cartão". Logo após será solicitado a validação da biometria, QR Code, código por SMS ou token;
  • Selecione a opção "pagamentos" e prosseguir;
  • Posicione o código de barras no leitor. Caso não tenha o boleto impresso, basta inserir manualmente a linha digitável;
  • Confira se os dados estão todos corretos e confirme a operação;
  • Valide a operação com sua senha ou biometria.

Pronto! Não esqueça de pegar o comprovante de pagamento que o caixa imprime. Se possível, guarde esse documento até a compensação do boleto para sua segurança. Em até 3 dias úteis o boleto é compensado.