O Magazine Luiza está realizando testes do Vaivolta. Em suma, se trata de um serviço de assinatura que possibilita aos usuários, alugar itens do dia a dia, incluindo eletrodomésticos e ferramentas.

A novidade está disponível, num primeiro momento, em São Paulo, em uma parceria com a plataforma de assinatura de moradia House, e disponibiliza planos para a "locação spot", ou ainda, para aluguel contínuo, com cobrança mensal.

Abaixo, confira como funciona a locação de eletrodomésticos e demais produtos.

Magalu começa piloto de aluguel de produtos

Ainda na fase beta, o Magalu Vaivolta deve atender, inicialmente, os usuários da House nas unidades de Bela Central, e Paulista. O serviço deve funcionar de forma similar ao serviço de assinatura de moradia.

Devem ser ofertados, os produtos do cotidiano, incluindo frigobares, micro-ondas e purificadores de água, bem como dispositivos para usos pontuais. Tais como furadeiras, caixa de ferramentas ou caixas de som e videogames para festas e outros eventos.

Além da locação contínua, que é cobrada todos os meses, a novidade ofertará a modalidade "locação spot", para uso em 7, 15 ou 30 dias. O objetivo é atender não somente quem quer usar um aparelho de forma temporária. Mas também, proporcionar aos clientes, a possibilidade de testar produtos antes de adquiri-los.

De acordo com o CEO da Housi, Alexandre Frankel,

"Ter acesso a itens de alta qualidade de forma temporária, sempre que precisar, sem se preocupar com o espaço para guardar o produto e ainda contribuir com a economia circular; tem tudo a ver com o lifestyle dos clientes Housi".

Ademais, por estar em fase de testes, o Vaivolta não está presente nas plataformas Magalu, como o site e o SuperApp. Em suma, ele atende apenas através do site oficial do projeto.

Como funciona o Vaivolta?

De acordo com o site, depois de se cadastrar, o usuário atendido pelo serviço precisa navegar pela lista de produtos ofertados para escolher o dispositivo que deseja. Feito isso, é necessário fazer o agendamento com a data e a hora da retirada.

Já o pagamento, pode ser feito com o cartão de crédito. Dentre os produtos disponíveis, é possível citar itens das marcas como Samsung, LG, Wap, PlayStation, Xbox, JBL, Google, Apple e outras.

Na devolução, o produto deve ser reembalado, e na outra data agendada, a equipe Vaivolta busca o pacote no endereço cadastrado. O serviço também possibilita o cancelamento ou mudanças nas datas, pelo contato com a plataforma por meio do e-mail [email protected] O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Programa deve se expandir em breve

Em suma, apesar do atendimento limitado no momento, o Magalu deve expandir o serviço na cidade de São Paulo, para outras localidades, se a iniciativa der certo.

De acordo com o diretor de experiência do cliente do Magalu, Vinicius Porto, a empresa estuda a melhor forma de disponibilizar a plataforma aos clientes e destaca que o Vaivolta nasce das mudanças na lógica de consumo.

"[...] Precisamos vender solução e conveniência, não somente produtos. Há produtos, que para alguns consumidores podem representar desembolso alto e frequência de uso baixo. Cabe a cada consumidor entender se precisa realmente ter a posse de um item ou somente acessá-lo quando necessário", explica Porto.