A empresária e dona do Magazine Luiza, Luiza Trajano, realizou uma denúncia no seu perfil oficial do Instagram. Em suma, criminosos estão usando o nome da empresária para aplicar golpes financeiros.

O golpe está acontecendo no WhatsApp, onde criminosos usam a foto de perfil de Luiza, bem como o seu nome para enganar os contatos. Diante disso, a empresária pediu atenção para as interações em busca de dinheiro.

Abaixo, confira os detalhes, e como se proteger.

Novo golpe do WhatsApp usa imagem de Luiza Trajano

Na publicação do Instagram de Luiza, ela afirma que "pegaram uma foto" dela, e usam o seu nome para pedir dinheiro. Confira a publicação a seguir:

Até o momento, não está claro se ela teve sua conta roubada, ou se somente as suas informações de contato foram clonadas.

Nesse tipo de golpe, que usa engenharia social, os criminosos conseguem descobrir os números de contatos do usuário, e podem mandar mensagens a partir de outro telefone, usando uma foto de perfil e o nome da vítima que teve seus dados copiados.

Em geral, os golpistas afirmam que se trata de um empréstimo ou de uma situação emergencial. Eles afirmam que estão com um número de celular novo, e solicitam o cadastro do contato na agenda da vítima.

Muitas vezes, os golpistas se passam por filhos, ou ainda, por outros membros da família para aproveitar um vínculo mais forte com a vítima. Ademais, o pedido do dinheiro é feito por Pix ou outro tipo de transferência bancária. E é assim, que a vítima perde dinheiro.

Como evitar cair em golpes do WhatsApp?

A principal dica para evitar cair nos golpes do WhatsApp é simples: DESCONFIE. Jamais acredite em mensagens com pedido de dinheiro, dados bancários ou mesmo informações pessoais, como o CPF e endereço.

Inclusive, é necessário desconfiar sempre que o contato vem de alguém muito próximo, seja amigo ou parente. É dito isso, pois eles podem ter sido vítimas de golpes.

Sendo assim, se você receber uma mensagem de um número novo, se fazendo passar por um contato da sua agenda, desconfie. A principal recomendação é entrar em contato com o número anterior, e perguntar a pessoa se ela realmente está com um número novo. Caso a resposta seja negativa, você já sabe que se trata de um golpe financeiro.