Vender objetos para ter dinheiro em troca, é uma prática muito comum no Brasil. Inclusive, a internet pode fazer a ponte entre os compradores e os vendedores interessados em fazer negócio.

Entretanto, o problema é que, diante de tantas negociações que dão acerto, há aquelas que não funcionam, pois existem criminosos que aplicam golpes. Assim, eles recebem os produtos, sem pagar por eles. A prática é chamada de golpe do falso pagamento.

De acordo com um estudo da OLX em parceria com a AllowMe, o golpe do falso pagamento respondeu por 42% das fraudes observadas no 1º semestre de 2021. Diante disso, é importante compreender como o golpe funcione. Confira a seguir.

Como funciona o golpe do falso pagamento?

Essa modalidade de golpe do falso pagamento ocorre de forma online, por meio de anúncios feitos em plataformas de e-commerce ou redes sociais. Por meio dele, um suposto comprador entra em contato com o vendedor, e começa uma negociação para comprar o produto anunciado.

Entretanto, na hora de finalizar a compra, o criminoso envia um comprovante de pagamento falso. Em seguida, ao perceber que o dinheiro nunca entra na conta do vendedor, o comprador finge ter muita pressa para ganhar o produto.

Devido a pressão, e ao acreditar que o valor já foi depositado, o vendedor envia o produto, sem receber a confirmação do pagamento. Quando o vendedor nota o golpe, já é tarde demais. O produto já foi enviado para a entrega e o comprador não responde mais as mensagens de quem fez a venda.

O vendedor não nota o golpe?

Em suma, nem sempre é fácil identificar um comprovante alterado. Em muitos casos, os documentos seguem os mesmos padrões dos comprovantes gerados pelas instituições de pagamento.

Já em outras situação, os golpistas enviam um comprovante de agendamento, e alegam que enviaram o pagamento para o próximo dia útil. Entretanto, a operação nunca vai ser efetivada.

Como evitar a situação?

O modo mais seguro de fazer uma venda pela internet, é esperar a confirmação da transferência ou do pagamento antes de enviar o produto para o comprador. Além disso, há outras dicas para evitar o golpe são:

  • Ao anunciar um produto, é importante buscar os e-commerces. As plataformas intermediam a relação entre o comprador e o vendedor. Além disso, elas ofertam mais segurança para ambos os lados, ao processar pagamentos;
  • Não entregue nenhum produto ou mercadoria sem ter certeza de que o pagamento foi confirmado. É importante citar, que os pagamentos via boleto, cartão de crédito, débito e transferências via TED, DOC ou Pix têm diferentes prazos de compensação;
  • Além disso, é necessário verificar se o comprador enviou um comprovante de pagamento, e não de agendamento. O agendamento não garante que o dinheiro vai entrar na sua conta;
  • Ao ganhar um e-mail de confirmação de pagamento, verifique o endereço e o provedor do remetente. Há criminosos que têm especialidade em forjar comunicações.

O que fazer se você cair neste golpe?

Se você foi vítima do golpe do falso pagamento, e enviou o produto sem ganhar o dinheiro, há dois caminhos indicados, para tentar reduzir os danos causados:

  • Entre em contato com a plataforma na qual vendeu o produto. As empresas de e-commerce têm áreas de prevenção à fraude. E assim, elas podem tomar medidas para desativar a conta do comprador. Além disso, podem contribuir com as autoridades em possíveis investigações;
  • Procure uma Delegacia e registre um Boletim de Ocorrência (BO). Lá, apresente todos os registros que você tiver do golpe. Ou seja, você pode anexar os prints de conversas, os áudios, o comprovante de pagamento enviado e qualquer outra informação que ajude a identificar o golpista.

Por fim, vale ressaltar que nem sempre você vai poder reaver o valor do produto. Entretanto, ao denunciar os estelionatários, é importante para que eles não façam novas vítimas no futuro.