Você já se deparou com a seguinte dúvida? Abrir uma conta corrente ou uma conta salário? O que muda de uma para outra? Se esse é o seu caso, fique despreocupado pois você não está sozinho e nós vamos te ajudar a entender tudo isso.

Até porque nos dias de hoje, muitas vezes as empresas solicitam a abertura de uma conta bancária para realizar os pagamentos de seus funcionários. E por isso também, esses questionamentos são recorrentes. Então, se você tem essa dúvida ou quer saber qual a melhor alternativa, continue a leitura.

Conta salário x conta corrente: entenda as diferenças

Independente da opção de escolha, ambas trazem benefícios tanto para a organização quanto para a pessoa. O que muda é a limitação que uma fornece comparada a outra, podendo movimentar mais ou menos dinheiro, realizar ou não algumas transações.

Vamos entender o que cada uma das contas tem de benefícios.

Conta corrente

A conta corrente é uma opção praticamente completa em relação às movimentações financeiras para seus clientes, já que ela fornece para seus usuários um plano com acesso a alguns serviços, como:

  • saques mensais;
  • transferências (TED, DOC ou entre bancos);
  • depósitos;
  • pagamento de contas;
  • acesso a talões de cheque;
  • investimentos;
  • retirada de extratos;
  • programação de pagamentos (débito automático);
  • e muito mais.

Cada banco ou instituição financeira tem um plano da quantidade liberada gratuitamente por mês para cada uma das ações descritas. Existem opções que oferecem TED e DOC ilimitados, por exemplo, e outras que limitam a até 3 transferências mensais, e ainda pode ter cobranças de taxas se houver extrapolação. É muito importante conversar com seu gerente ou ler bem o contrato para esclarecer todas as dúvidas e quais os serviços disponíveis para a modalidade que você queira utilizar.

O mesmo deve ser considerado em relação ao pagamento de taxas para os serviços inclusos na conta corrente. Diferente da maioria dos bancos digitais que não tendem a cobrar anuidade, a grande maioria dos bancos tradicionais ainda realizam a cobrança. Sempre avalie qual a melhor opção para seu bolso e seu estilo de vida.

Conta salário

Diferentemente da conta corrente, onde o cliente tem a liberdade de movimentar suas finanças como desejar, a conta salário tem uma finalidade específica: pagamentos de proventos, pensões, saldos, aposentadorias, décimos e outros pagamentos do tipo. Quem abre e fecha a conta é a própria entidade pagadora, e ela não pode ser usada para o pagamento de contas.

De acordo com o Banco Central, não é possível receber outros valores por meio desse tipo de conta. Mas em compensação, não existem cobranças de taxas relacionadas ao recebimento de qualquer valor. Quem adere a conta salário não tem acesso a cheques,. O usuário recebe um cartão magnético que pode realizar saques ou retirar extratos, na maioria das vezes em quantidades limitadas.

De acordo com o BACEN é que, a pessoa que desejar fazer uma transferência mensal do valor integral de seu pagamento da conta salário para uma conta corrente é possível. O serviço é gratuito e o valor entra no mesmo dia. O banco em questão não pode solicitar pagamentos a mais e o usuário não terá o cartão magnético.

É possível receber empréstimo na conta salário?

Por se tratar de uma conta salário, ela é única e exclusiva para receber pagamentos da empresa. Portanto, não é possível receber empréstimos ou qualquer outro tipo de pagamento que não seja apenas pela empresa.

Porém, todos os bancos trabalham com a opção de conta corrente, e agora existem mais facilidades com as contas digitais que aceitam a maioria das transações de um banco tradicional e sem custo e sem limitações.

Como escolher a melhor opção?

Vamos então às conclusões. Para aqueles que estão com restrição em seu nome, uma boa opção é a conta corrente, já que não precisa passar por análise de crédito para obter o serviço. Apenas é preciso estar atento às cobranças a mais caso passe da quantidade de serviços liberados para a modalidade.

Caso você não tenha restrições e deseje movimentar sua conta livremente, a conta corrente é a melhor opção. Mas sempre atento às taxas cobradas.