Por meio de uma Medida Provisória, o Governo Federal autorizou o novo saque do FGTS para todas as pessoas, que possuem contas ativas ou inativas. O valor autorizado é de até R$ 1.045,00 do saldo que possuem. Ainda de acordo com a MP, os valores ficarão disponíveis para saque até o dia 31 de dezembro.

O Governo Federal estima que o saque emergencial do FTGS deva atingir um total de 60,8 milhões de trabalhadores. Destes, cerca de 30,7 milhões de pessoas poderão sacar todo o recurso (50,5% do total). Outro dado importante é que 80% das pessoas terão suas contas zeradas com o saque emergencial do FGTS - R$ 16 bilhões serão liberados para 45,5 milhões de trabalhadores que têm até 5 salários mínimos de saldo na plataforma.

Como será o saque do FGTS 2020

Primeiramente, será possível sacar o saldo de contas relativas a contratos de trabalho extintos, a começar pela conta que tiver o menor valor no saldo. Na sequência, serão realizados os saques das outras contas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Tenho direito ao saque do FGTS 2020?

Para saber se você tem direito, e para consultar seu saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), basta entrar no site da Caixa ou baixar o aplicativo do FGTS, disponível para todas as plataformas e sistemas operacionais, de celulares ou tablets.

Caixa Econômica Federal irá liberar o saque emergencial do FGTS a partir de 15 de junho. (Foto:Divulgação)
Caixa Econômica Federal irá liberar o saque emergencial do FGTS a partir de 15 de junho. (Foto:Divulgação)

Como fazer o saque do FGTS 2020?

O trabalhador poderá fazer o saque do FGTS através das agências da Caixa, lotéricas e caixas eletrônicos. Para evitar aglomerações nas agências da Caixa ou nas lotéricas, é recomendado que seja feita a transferência do dinheiro através do aplicativo do FGTS.

Vale lembrar que, além da liberação do saque emergencial do FGTS, a Medida Provisória avalizou a extinção do fundo PIS-PASEP. Entretanto, o cidadão que tiver algum recurso na plataforma, não terá sua conta extinta - ou seja: quem ainda possui uma conta do PIS-PASEP com valores não perderá dinheiro.

Além disso, o calendário de pagamentos do abono salarial PIS-PASEP 2020-2021, não sofrerá nenhuma mudança.