Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas terão direito a receber as três parcelas do auxílio emergencial. Entretanto, você teve seu pedido negado, e logo após recebeu alguma mensagem dizendo que seu CPF já foi utilizado para realizar outro pedido do auxílio, e que seu documento é inválido? Caso isso tenha acontecido de fato com você, fique tranquilo, pois há uma maneira de checar se o número de seu documento foi usado em pedidos via internet.

Existe um site oficial, criado pelo Governo Federal, para o cidadão consultar se seu documento foi utilizado para outra solicitação do auxílio emergencial. A plataforma foi criada depois de algumas denúncias feitas por parte da população, alegando fraudes, até mesmo com a tentativa de presidiários solicitarem o benefício.

Vale lembrar que as duas plataformas criadas podem ser acessadas através de computadores, celulares ou tablets. Há dois endereços que levam ao mesmo serviço:

  • cidadania.gov.br/consultaauxilio
  • consultaauxilio.dataprev.gov.br

Como descobrir se seu CPF foi usado para alguma solicitação do auxílio emergencial

  1. Primeiramente, acesse um dos sites;
  2. Informe seus dados pessoais (CPF, nome completo,nome da mãe e data de nascimento);
  3. Marque a opção "não sou um robô";
  4. Clique/toque em "Enviar";
  5. Na próxima tela, você verá o "Resultado do Processamento" e as etapas.

Depois disso, você poderá ver a data de início do processamento que está em seu nome e até mesmo o dia em que o resultado dessa análise foi enviado para a Caixa Econômica Federal. Além disso, há outras etapas.

Auxílio Emergencial foi alvo de algumas denúncias de fraudes nos pedidos com CPF de outras pessoas. (Foto:Reprodução)
Auxílio Emergencial foi alvo de algumas denúncias de fraudes nos pedidos com CPF de outras pessoas. (Foto:Reprodução)

Vale lembrar que, há seis possibilidades diferentes de resultados para a sua consulta:

  1. BENEFÍCIO APROVADO: Este resultado significa que o seu pedido para o auxílio emergencial foi aprovado. Sendo assim, o cidadão está elegível a receber o benefício, e com isso, você receberá as três parcelas, de acordo com o calendário de pagamentos.

  2. BENEFÍCIO NÃO APROVADO: Significa que o cidadão que pediu o auxílio não está elegível para receber o auxílio. Na mesma tela, é possível verificar qual dos critérios foi o ponto principal para que seu pedido fosse negado.

  3. EM PROCESSAMENTO: Significa que o pedido do cidadão ainda não teve seu pedido verificado pelo Governo Federal. Neste caso, as datas são mostradas as datas do requerimento do cidadão e do início da análise, sem previsão de quando isso será concluído.

  4. REQUERIMENTO NÃO ENCONTRADO: Se este resultado aparecer, significa que nenhum cidadão solicitou o benefício. Isso quer dizer que não há pedido no CPF ou que não chegou à análise. Nessa situação, é necessário que o cidadão aguarde a chegada de remessas da Caixa.

  5. REQUERIMENTO RETIDO: Isso significa que o cadastro foi recebido pela Dataprev, e foi retido pela equipe de homogolação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamento de dados. Sendo assim, será realizado um novo processo de avaliação das informações.

  6. DADOS INCONCLUSIVOS: Caso o sistema identifique problemas nos dados do cidadão que impeçam a aprovação da solicitação, de acordo com os dados pessoais cedidos.