A Cosan (CSAN3) - dona da Raízen (RAIZ4) - e a seguradora Porto Seguro (PSSA3) firmaram em 8 de novembro um acordo para a constituição de Joint Venture (JV), espécie de parceria, que atuará em soluções de mobilidade, no chamado "Mobitech".

Segundo o documento divulgado, dentre os serviços que serão prestados pela nova empresa estão modelos de assinatura de veículos, gestão de frotas para empresas, entre outras modalidades de locação de veículos.

A partir das 13h no horário de Brasília desta terça-feira (9), Diretores-Presidentes da Cosan e da Porto Seguro participarão de uma teleconferência com investidores, analistas e demais profissionais do mercado financeiro para apresentação da criação da Mobitech - clique aqui para participar.

Cosan fará aporte de R$ 300 mi em JV com Porto Seguro

Segundo o documento oficial, a operação será baseada em aporte de capital na Mobitech pela Cosan (CSAN3) no valor previsto de R$ 300 milhões, que será realizado por meio de fundos de investimentos da companhia.

Por sua vez, a Porto Seguro (PSSA3) entrará no projeto com contribuição do negócio Carro Fácil, empresa focada no ramo de assinatura de veículos - atividade em que a Mobitech vai atuar.

Além disso, segundo o documento divulgado, serão também firmados acordos operacionais e comerciais entre a Mobitech e as empresas e parceiros dos ecossistemas de ambos os sócios.

No final dos investimentos e contribuições, o capital social da Mobitech será repartido igualmente em partipações de 50% para Cosan e para a Porto Seguro. Entretanto, a nova empresa terá uma estrutura de gestão independente e governança corporativa própria.

Por documentos, a Cosan e Porto Seguro disseram que a formação dessa joint venture é mais um importante passo no processo de alocação sustentável de capital de ambas companhias, investindo no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, em sinergia com seus respectivos portfólios de negócios.

"A união dos ecossistemas complementares da Porto Seguro e Cosan, assim como a soma de suas melhores práticas de gestão, permitirá a criação de soluções diferenciadas de mobilidade, trazendo facilidade e segurança para os clientes, alavancando a criação de valor para os stakeholders das duas Companhias.", consta no documento divulgado pela Porto Seguro.

A parceria ainda está sujeita a condições naturais a esse tipo de operação, incluindo a aprovação do órgão regulador brasileiro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

- Veja o documento divulgado na íntegra pela Cosan e pela Porto Seguro.