A Cury Construtora (CURY3) divulgou na última terça-feira, 10 de maio, os seus resultados financeiros referente ao primeiro trimestre de 2022 (1T22). Em suma, a companhia conseguiu um lucro líquido de R$ 63,3 milhões no período.

A partir disso, foi possível constatar uma alta de 21,5% em relação ao mesmo período de 2021. Além disso, a companhia bateu recorde de vendas líquidas.

Abaixo, confira os principais destaques da companhia durante o 1T22.

Resultados financeiros da Cury Construtura

Durante o primeiro trimestre de 2021, a Construtora alcançou um recorde de vendas líquidas. E assim, reportou R$ 753,4 milhões no período. Ou seja, houve uma alta de 27,6% em relação ao mesmo período de 2021.

Além disso, a receita líquida foi de R$ 447,4 milhões no período. Ou seja, houve uma alta de 31,9%. Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 79,1 milhões, o que aponta alta de 23,6%.

Apesar da inflação no custo da construção, que acumula uma elevação de 11,54% no 1T21, a companhia manteve a margem bruta. É dito isso, pois a mesma ficou em 37,1% no período. Ou seja, 1,6 ponto percentual acima do visto no 4T21.

Por outro lado, a margem líquida consolidada foi de 14,2% ante 15,4% no 1T21.

De acordo com o CEO da construtora, Fábio Cury, a manutenção das margens foi possível, por conta da estratégia de focar os lançamentos nas faixas mais elevadas do programa Casa Verde e Amarela, bem como em unidades acima do programa.

Atualmente, em torno de 30% dos lançamentos da companhia ultrapassaram o teto de R$ 264 mil, estabelecido pelo Casa Verde e Amarela. Segundo Cury, "Esse mix de produtos permite subirmos a tabela, o que nos resguarda contra a inflação".

Ademais, a estratégia estabelecida pela construtora pode ser vista no crescimento do preço médio de vendas no 1T22, que chegou a R$ 230,2 mil. Ou seja, houve uma alta de 12,5%.

"Nossos clientes continuam com acesso a taxas de juros atrativas, como no programa Casa Verde Amarela e SBPE, que não sofreram impacto monetário do Banco Central", explica o CEO.

Assim, os lançamentos da construtora seguem com uma velocidade boa de vendas trimestral líquida. A mesma é medida pelo indicador de vendas sobre oferta (VSO)

Diante disso, os lançamentos da construtora seguem com boa velocidade de vendas trimestral líquida, que foi de 41,4% contra 43,5%. Já nos últimos 12 meses, a VSO foi de 71,9%, 3 pontos percentuais maior que o alcançado no 1T21.

Ademais, a companhia alcançou um caixa operacional positivo de R$ 17,6 milhões. Ou seja, houve uma alta de 111,5% em relação ao 1T21.

Enquanto isso, o valor geral de vendas (VGV) repassado no trimestre aumentou 79,3% em relação ao 1T21. Já as unidades repassadas saíram de 1,5 mil para 2,4 mil. Ou seja, aconteceu uma alta de 60,3%.

Paralelo a isso, a Cury lançou, no 1T22, cinco empreendimentos, sendo 3 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro. Os projetos somaram um VGV de R$ 781,2 milhões. Ou seja, ocorreu uma alta de 32,3% em relação ao 1T21.