A Desktop (DESK3) concluiu a sua oferta pública inicial (IPO) na B3 nessa quarta-feira, 21 de julho. A empresa atua como provedora de serviços de Internet e tem como foco a prestação de serviço de internet banda larga com tecnologia de fibra óptica de alta velocidade voltado para o consumidor pessoa física.

O evento foi realizado na sede da B3, no centro de São Paulo, contou com a presença de Eduardo Lopes Farias, diretor executivo de Governança e Gestão Integrada da B3, e Denio Alves Lindo, CEO da Desktop, além de outros executivos.

"Iniciamos agora uma nova fase que irá trazer enormes desafios, mas tenho certeza de que estamos preparados, continuamos com garra e vontade de atender melhor e fazer diferente. Vamos atingir todos os nossos objetivos e sempre vamos trabalhar para atender o cliente com um esforço a mais", destacou Denio Alves Lindo, CEO da Desktop, em discurso que antecedeu o toque de campainha.

A oferta

A oferta da Desktop se deu por meio de distribuição primária de ações. Inicialmente, foram emitidas 30.435.000 ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal de emissão da Companhia.

Cada uma delas foi vendida pelo preço de R$ 23,50, perfazendo o montante total de
R$ 715.222.500,00, recursos que serão utilizados num projeto de crescimento orgânico da empresa, em aquisições estratégicas e no aumento de posição de caixa da companhia.

A oferta foi realizada nos termos da ICVM 400, sob a coordenação do Itaú BBA (Coordenador Líder), UBS BB, BTG Pactual e Bradesco BBI (Coordenadores da Oferta).

Para a realização deste IPO, a Desktop celebrou no dia 5 de julho de 2021 um contrato de participação no Novo Mercado com a B3, por meio do qual a companhia aderiu às práticas diferenciadas de governança corporativa do Novo Mercado. Esse contrato entro em vigor ontem, dia 21.

A Desktop

A Desktop é uma das maiores plataformas de ISP do Brasil, sendo a maior plataforma ISP do interior do Estado de São Paulo, conforme dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Ela iniciou suas atividades em 1997 na cidade de Sumaré, no Estado de São Paulo. A partir de 2013, a companhia passou a focar na tecnologia de fibra ótica, período em que o mercado ainda implantava, em sua maioria, redes de rádio, cobre e cabo coaxial para usuários de banda larga.

Hoje, ela atua majoritariamente no mercado de prestação de serviços de internet de banda larga com tecnologia de fibra óptica de alta velocidade com foco no consumidor pessoa física.

De acordo com informações divulgadas em seu site de relações com os investidores, o propósito da companhia "é levar a melhor experiência de conectividade em alta velocidade de banda larga aos nossos usuários e com isso democratizar o acesso a uma internet de qualidade, atendendo de forma agnóstica grandes e pequenas localidades".

Em maio de 2021, a companhia já operava mais de 16.500 km de redes próprias de fibra ótica, contando com mais de 321 mil usuários ativos, em 53 cidades no interior do Estado de São Paulo.