Estão chegando as datas comemorativas do final do ano e com isso começam a surgir gastos típicos da fase. Afinal, geralmente nas comemorações de final de ano é comum fazer diversas compras. Mas para não se exceder e gastar mais do que pode, o ideal é saber como economizar.

Mesmo parecendo uma tarefa difícil, é possível controlar os gastos nessa época, e ainda aproveitar as festas. Então, além de você e sua família se divertirem, aproveite e comemore a entrada do novo ano sem dívidas.

Dicas de como poupar dinheiro nas festas de fim de ano

Vamos ver algumas dicas para poupar dinheiro nas festas desse final de ano.

Crie um planejamento financeiro para as datas

Quando o assunto é economizar dinheiro, organizar as finanças é um dos principais componentes para essa tarefa. E se tratando de gastos do final do ano, não é diferente. E para isso, é necessário fazer um planejamento financeiro específico para as datas. Primeiro, entenda qual sua situação financeira e quanto é possível gastar, considerando suas contas do mês e seus recebimentos de final de ano. Se você recebe o 13° salário, ele pode estar ajudando nessas compras.

Priorize seus gastos como contas de água, energia, internet, cartão de crédito, entre outros. Se sobrar, tente pagar sempre no débito. Não esqueça de, se possível, deixar um pequeno valor para uma reserva de emergência.

Não gaste mais do que pode

Uma das regras principais da educação financeira é comprometer seus ganhos com aquilo que não pode pagar. Considerando o fato que deve poupar dinheiro para os gastos do final de ano, reforça sua atenção sobre seu princípio.

Evite o uso do cartão de crédito, e principalmente,do cheque especial. Parecem soluções momentâneas, mas você pode estar caindo em uma grande cilada e entrando no novo ano cheio de dívidas.

Pagando a vista, sempre é possível negociar um desconto e não ficar com valores pendentes.

Faça os presentes ao invés vez de comprá-los

É comum sair para as lojas e comprar aquele presente para as crianças ou uma pessoa muito querida. Mas isso pode estar pesando em seu orçamento.

Pesquise na internet presentes que você possa estar criando em casa, com um valor menor. Com certeza a pessoa ficará muito feliz por saber que a peça é única e foi feita com muito amor por você.

Considere realizar um amigo secreto

Nada como uma troca de presentes para celebrar o Natal, não é mesmo? Mas como vimos, nem sempre é necessário comprar presentes caros para uma data tão simbólica.

Estipule com seus colegas ou familiares um valor limite para que todos possam receber o agrado mas que não pese no bolso. Até porque ainda temos as festas de final de ano.

Combine os gastos com os familiares

Não é porque as festas serão em sua casa que você precisa bancar tudo, não é verdade? Combine com seus familiares que cada um leve um prato, assim não ficará pesado para você e ainda será possível degustar sabores e temperos diferentes.

Não deixe as compras para a última hora

Quando está próximo das datas de final de ano, os preços dos produtos e alimentos tendem a aumentar, já que, na maioria das vezes, as pessoas não deixam essa data passar em branco e a demanda aumenta.

O ideal é que as compras sejam feitas com antecedência, o que ajuda muito na economia. Além do mais, fazer as compras em cima da hora pode acarretar em compras por impulso, comprando aquilo que não tem necessidade.

Faça tudo com calma que, com certeza, será melhor e evitará muitos gastos desnecessários.

Pesquise os preços e as condições

Falando em não deixar tudo para a última hora, quando se trata de compras antecipadas, é interessante ressaltar que isso favorece encontrar as melhores condições.

Pesquise em vários sites ou lojas o valor que cada um deles oferece, procure por marcas. Os atacadistas muitas vezes disponibilizam os melhores preços.

Nas lojas virtuais é possível receber cupons e cashbacks. Já nas lojas físicas, você pode negociar descontos e promoções temporárias.

Não fuja do orçamento previsto

Vamos reforçar a primeira dica. Cuide do seu planejamento financeiro. Além de elaborar todos os passos é preciso colocá-los em prática. Sempre repense se é necessário aquela compra, se não fará falta aquele valor em seu orçamento.

Não esqueça que é muito bom comemorar, mas que o próximo ano está chegando e com certeza você não quer entrar nele com dívidas e dor de cabeça.

Aproveite e boas festas!