O fim do ano se aproxima, e junto dele, as taxas de IPVA e IPTU também. Entretanto, esse período não é feito apenas de contas e taxas: há um benefício muito aguardado pelos trabalhadores de carteira assinada, chamado 13º salário.

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga pelas empresas até o dia 30 de novembro. Enquanto isso, a segunda parte precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. Sendo assim, em torno de 83 milhões de brasileiros devem receber o 13º salário em 2021, com valor médio de R$ 2.539, de acordo com o Dieese.

Em suma, um dinheiro extra é sempre bem vindo, diante de tantos gastos e contas acumuladas durante o ano. Entretanto, para quem consegue se planejar, é possível encontrar forma de realizar um planejamento, para aproveitar de melhor forma, o dinheiro que chegará. Sendo assim, confira abaixo, algumas das nossas dicas.

O que é o 13º salário?

O 13º salário é uma gratificação de Natal, que as empresas concedem aos trabalhadores que têm carteira assinada, com o objetivo de aquecer a economia no período do fim de ano.

O valor do benefício equivale a um mês de trabalho, considerando que o empregado permaneceu na empresa por 12 meses do ano, recebendo o mesmo valor de salário. Ao clicar aqui, você pode fazer o cálculo de quanto você receberá de 13º salário.

O pagamento pode ser feito em parcela única e integral, até o dia 30 de novembro, ou em duas parcelas iguais, sendo a 1ª paga entre o dia 1º de fevereiro a 30 de novembro, e a 2ª até o dia 20 de dezembro. Abaixo, confira algumas dicas de como usar bem o seu benefício.

13° salário: dicas para utilizá-lo bem

Abaixo, confira algumas dicas de como usar bem o seu 13º salário neste fim de ano:

1 - Deixe as suas contas em dia

Se você tem alguma dívida, essa é a hora certa de colocar as finanças em dia. Com o valor do 13º salário, você pode negociar ou pagar as suas dívidas. Além disso, "bons pagadores" têm bons score no mercado de crédito. Ou seja, ao quitar as suas dívidas, você tem acesso a boas condições para empréstimos e financiamentos.

2 - Antecipe o pagamento de suas contas

Se você tem um consórcio ou financiamento, é possível usar o seu 13º salário para amortizar a dívida, diminuindo assim, o tempo de pagamento e/ou valores das parcelas futuras. Além disso, é possível antecipar as parcelas do seu cartão de crédito, e diminuir o saldo médio diário e economizar nos juros.

3 - Se possível, invista o seu dinheiro

Se você não tem nenhuma dívida, financiamento ou consórcio, pode ser o momento de fazê-lo trabalhar ao seu favor. Ou seja, faça um investimento, mesmo que com pouco dinheiro. O valor pode render juros interessantes, e te ajudar a entrar, cada vez mais, no mundo dos investimentos.