Uma das épocas mais esperadas do ano chegou. Aquela em que muitas lojas, sites, negócios, bancos, entre outros oferecem promoções, descontos, cashback e beneficios variados, criando, assim, uma série de oportunidades para quem está querendo fazer umas comprinhas ou precisando de algum produto.

Estamos falando, é claro, da Black Friday!

No entanto, essa também pode ser uma época perigosa para o bolso por dois motivos principais:

  1. Fraudes e golpes surgem na mesma medida em que brotam promoções; e
  2. Muitas são as pessoas que se descontrolam financeiramente.

Sobre o primeiro motivo, nós já temos um artigo aqui no Poupar Dinheiro, com algumas dicas úteis para que você fuja de situações perigosas e evite se tornar mais uma vítima dos espertinhos. Também temos algumas dicas sobre como utilizar o Pix com segurança nesses próximos dias.

Então, nesse artigo aqui, queremos falar sobre os cuidados com as finanças e para isso, queremos trazer algumas dicas de cuidados nesse sentido também. Quer conferir? Continue a leitura.

O que é a Black Friday?

Mas afinal, o que é a Black Friday? Achamos que vale, antes de mais nada, explicar brevemente sobre a origem dessa data, que surgiu nos Estados Unidos. Por aqui, sua realização é algo bastante recente, (nos últimos 5 anos ela vem ganhando força mas pode-se dizer que na última década há registros dela sendo realizada), porém nos EUA essa já é uma tradição de várias décadas. Essa data é considerada como aquela que "abre" o período de compras do final do ano.

Nos EUA, um dos feriados mais importantes do ano é o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), celebrado todos os anos na última quinta-feira de novembro. Você já deve ter visto nos filmes e séries, né? As famílias se reúnem em grandes jantares, se empanturram de peru e agradecem o ano que tiveram.

Pois justamente no dia seguinte a este feriado vem a Black Friday: um dia inteiro em que os comerciantes oferecem descontos (de verdade) para liquidar os estoques e dar uma aquecida nas vendas antes do Natal. Inicialmente a ideia de realizá-lo surgiu porque no dia após o feriado as vendas costumavam cair drasticamente. Porém, ele também vem com a função de eliminar estoque para a chegada do Natal.

Nos EUA, é comum você encontrar televisões e videogames com até 80% de desconto. Tem gente que acampa na frente das lojas para poder chegar primeiro e aproveitar as ofertas, e até quem saia no tapa para disputar pelos produtos. Uma loucura! Mas vale a pena, né?!

Qual é o dia da Black Friday?

Se o Dia de Ação de Graças cai sempre na última quinta-feira de novembro, a Black Friday sempre cairá no dia seguinte, uma sexta-feira. Nesse ano, o feriado cai no dia 25 de novembro e a Black Friday, portanto, no dia 26.

10 dicas para aproveitar a Black Friday

E com algumas dicas, é possível aproveitar essa data sem perder o controle das finanças. Confira abaixo algumas delas, que nós reunimos, a partir das falas de vários especialistas em economia e finanças:

1. Faça uma lista de compras

A primeira coisa a se fazer é uma lista de compras com aqueles itens que vocês gostaria de comprar, caso você os encontre com bons preços (e atente para o "caso você encontre", pois essa lista deve ser vista como possibilidades de compra e não uma obrigatoriedade). Você pode começar a montá-la bem antes de novembro, ao longo do ano (se os ítens não forem muito urgentes) e pode incluir nessa lista não só produtos, mas também serviços, já que são muitos os profissionais que aderem e até mesmo bancos. O mais interessante dessas listas é que elas te ajudam a focar naquilo que você realmente precisa e a não comprar coisas apenas porque estão baratas;

2. Estabeleça uma meta de gastos

Tenha bem claro em mente o valor máximo que você poderá gastar com a Back Friday. Avalie seu orçamento, veja o que é possível fazer, se possível, economize nos meses anteriores para juntar um dinheiro pensando nesse momento. E evite ultrapassar esse seu limite;

3. Monte uma estratégia de compras

Se você tem interesse em fazer compras na Black Friday, reserve um tempo para se dedicar a isso, com calma, sem pressa ou pressão. Esse é um passo importante para que vocês consiga cumprir com um protocolo de pesquisa de preços e de produtos. Se possível, alguns dias antes da Black Friday (ou até semanas antes), comece a observar os preços dos produtos que você deseja (anote-os até para não esquecer) e ainda, organize a sua lista de compras por prioridades, começando por aquela que você precisa mais;

4. Compare preços

Isso é bem básico. Uma das maiores reclamações desse período são os chamados "metade do dobro do preço". Muitas lojas dizem que estão oferecendo descontos sem o fazerem de verdade, outros elevam os preços uns dias antes para parecer que diminuiram na Black Friday, outros nem se dão esse trabalho. Então compare preços. Compare entre lojas, compare com outros períodos do ano. Compare;

5. Nunca compre por impulso

E ainda nesse sentido, nunca simplesmente compre um produto porque viu, achou legal e barato e então decidiu que era um bom negócio. Sempre veja o produto com atenção, especialmente se ele não estava na sua lista de compras (ou se você não fez uma) e pense um pouco, se dê alguns minutos, uma meia hora para pensar sobre ele, se realmente é necessário (muitas vezes depois de alguns minutos, passado o impulso, você se dá conta de que aquela compra não é nem um pouco necessária);

6. Verifique se o produto desejado costuma entrar em promoção

Porque essa é outra questão interessante. Talvez você não precise comprar todos os itens da sua lista agora se você perceber que os preços exercidos na Black Friday são parecidos com promoções que são feitas em outros momentos do ano. Compre na Black Friday aquilo que você realmente constatar que está abaixo do preço médio de venda e das promoções regulares que acontecem;

7. Não se esqueça do cashback e/ou dos cupons de desconto

Não é só porque está com desconto que você não pode conseguir ainda mais desconto, não é mesmo? Use e abuse de cupons de desconto e de serviços de pagamento que oferecem cashback ou descontos, como alguns cartões de crédito;

8. Cuidado com o preço do frete

Não adianta você conseguir um super desconto no produto e então pagar um frete abusivo, não é mesmo? Antes de finalizar a compra, sempre observe se o frete vale a pena. Além disso, hoje há muitas redes de lojas que oferecem

a opção de retirar o produto em uma unidade e assim o frete sai de graça. Verifique se há essa possibilidade em sua compras e se você tem como ir buscá-las depois, aproveite.

9. Se você for comprar em lojas físicas, vá acompanhado

Sempre é bom trocar uma ideia com alguém no momento da compra e isso também pode te ajudar a não comprar coisas por puro impulso, a refletir sobre situações que podem ser uma fria, etc;

10. E liste as lojas que pretende visitar

Isso vale para as lojas físicas mas vale também para os sites que você gosta. Ter todas as boas lojas em uma listinha pode te ajudar a organizar suas compras, onde ir primeiro, criar um roteiro, lembrar do que você quer olhar em cada uma delas, etc.

Dica extra: prefira o cartão de crédito, mas evite parcelar

Durante a Black Friday, um dos meios mais comuns de aplicar golpes, é através de boletos. Em suma, como as pessoas realizam muitas compras, podem pagar algo que não comprou de fato, e assim, ter um prejuízo que pode ser significativo.

Sendo assim, a dica é ver os dados do boleto e os valores acertados. Se possível, opte pelo cartão de crédito, que é a forma mais segura de pagamento. Entretanto, é necessário tomar cuidado com o número de parcelas, para não correr o risco de perder o controle financeiro.

Enfim, esperamos ter te ajudado a se organizar um pouquinho mais para esse momento e desejamos que, se você for participar da Blck Friday 2021, faça bons negócios e boas compras!

- Pra ficar por dentro de todas as notícias sobre economia, finanças e investimentos, acesso nosso grupo no Telegram.