O e-commerce do Brasil teve uma alta de 12,6% no 1º trimestre de 2022 (1T22). E assim, o faturamento chegou a R$ 39,6 bilhões. O dado é da Neotrust, empresa de inteligência para o comércio eletrônico. Aconteceu ainda, 9,7 milhões de compras online. Ou seja, 14% a mais do que no 1T21.

Além disso, todas as regiões do Brasil apresentaram aumento no trimestre, conforme a Neotrust. A Nordeste teve uma alta de 20% no faturamento, e chegou a R$ 6,95 bilhões, além de 14,3 milhões de compras, uma alta de 29%.

Enquanto isso, o Sudeste conseguiu R$ 22,8 bilhões e teve mais de 54,7 milhões de compras online (9% de aumento na comparação com o 1T21). Abaixo, confira os detalhes do e-commerce no 1T22.

Categorias com maior faturamento no 1T22

A telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, moda e acessórios e informática são as categorias que tiveram um maior faturamento. Enquanto isso, os eletrodomésticos tiveram alta de 25,8%, e moda e acessórios, 25,5%.

Já a telefonia e a informática, apesar de estarem no top 5, tiveram baixa em faturamento, com diminuição de 0,6% e 20,3% respectivamente.

No que diz respeito à moda e acessórios, beleza e perfumaria, alimentos e bebidas, saúde e utilidades domésticas, elas são as categorias com maior número de pedidos no 1T22.

E os alimentos e as bebidas foram o setor que mais aumentou em pedidos no 1T22, com 73,4%. Já a saúde teve um aumento de 38,1% nas compras.

Métodos de pagamento e clientes únicos

Em suma, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais usado nas compras digitais no 1T22. Isso representou 82,6% do faturamento total.

De acordo com a Neotrust, ocorreu 6,5 pontos percentuais de diminuição no número de pagamentos por boleto no 1T22. Enquanto isso, o Pix cresceu de 4,3% no 1T22 para 9,7% no mesmo período em 2021.

Por fim, o número de clientes únicos, que realizaram ao menos de uma compra, chegou a 24 milhões, contra 23 milhões no 1T21, 16 milhões no 1T20, e 13 milhões no 1T19.