Em meio a crise que atinge o Brasil por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) vive um dilema em relação a mais nova medida tomada pela prefeitura da capital: se fecha ou não o pregão durante o megaferiado. A medida foi tomada pela Câmara da cidade com o objetivo de diminuir as aglomerações, e com isso, conter a disseminação do vírus. Entretanto, a proposta ainda não foi sancionada pelo prefeito da capital paulista, Bruno Covas.

A proposta de antecipação de feriados no estado foi anunciada pelo Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), juntamente com o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), na última segunda-feira (18), com o objetivo de aumentar o isolamento social. A medida prevê um megaferiado de 6 dias, sendo:

  • Antecipado o feriado de Corpus Christi ( tradicionalmente celebrado em junho) que passaria para quarta, 20 de maio;
  • Antecipado o feriado da Consciência Negra (celebrado em novembro)., que passaria para quinta, 21 de maio.

A próxima sexta-feira (22) seria considerado como ponto facultativo. Além disso, o governo do estado pretende adiantar o feriado do dia 9 de julho para a próxima segunda-feira (25). A proposta já foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo e resta apenas a sanção do prefeito da cidade, Bruno Covas.

Diante disso, o fechamento da Bolsa de Valores pode causar diversos prejuízos, e justamente por isso, o assunto se tornou uma grande preocupação por parte dos grandes investidores. De acordo com especialistas, além do forte risco de perdas no mercado acionário local, a medida também geraria um efeito em cascata, que afetaria a rentabilidades atreladas ao CDI e vencimentos de contratos ligados a produtos no exterior.

Através de um comunicado oficial, a Bolsa divulgou que manterá todas as suas atividades de registros, negociação, custódia, compensação e liquidação de operações nos dias do megaferiado.Vale lembrar que, atualmente, 95% dos funcionários da entidade trabalham remotamente:

"Não haverá, no mercado de bolsa, negociação e liquidação no dia 11/06/2020, ficando mantido o calendário original anual, mesmo tendo havido antecipação de feriado em São Paulo.", diz uma parte do comunicado oficial.

Confira o comunicado oficial da B3 clicando aqui.

Bolsa de Valores comunicou que seu funcionamento durante o megaferiado depende de negociações com autoridades. (Foto:Reprodução)
Bolsa de Valores comunicou que seu funcionamento durante o megaferiado depende de negociações com autoridades. (Foto:Reprodução)