Os ETFs de criptomoeda realmente estão vindo com tudo em 2021. Nessa semana, a Hashdex, gestora dos fundos HASH11 e o BITH11, anunciou seu terceiro ETF de criptomoedas: o ETHE11. Como o nome já indica, ele terá exposição 100% em Ethereum, a prata das criptomoedas.

Além de terceiro ETF da gestora, esse também é o quinto ETF de criptomoedas da Bolsa de Valores do Brasil (a B3) e o quinto a ser lançado na América Latina. Mas não para por aí: ele também é o segundo ETF de Ether. Na semana passada, a QR Asset, que também vem trabalhando nesse mercado de criptos, lançou o QETH11.

De acordo com a Hashdex, o fundo seguirá o índice Nasdaq Ethereum Reference Price (NQETH) que foi desenvolvido pela Nasdaq para fornecer em tempo real o preço de referência do Ethereum. O prazo de subscrição das cotas já iniciou e o início das negociações está previsto para o dia 18 de agosto.

Veja mais detalhes sobre o ETHE11 e o cronograma completo da primeira emissão.

Política de investimento

Para atingir seu objetivo, o fundo investirá no mínimo 95% de seu patrimônio em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Ethereum ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Ethereum ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQETH.

O público alvo desse ativo são os investidres em geral. Todos aqueles que se indentificam de alguma forma com as criptomoedas, e nesse caso com o Ethereum em particular, que aceitem os os riscos inerentes ao investimento e busquem rentabilidade condizente com o objetivo do fundo.

A taxa de administração desse fundo será de 0,7% ao ano, segundo a Hashdex. O custodiante dele é o Banco Genial S.A.

Cronograma completo

Interessados em participar dessa primeira emissão de cotas já podem fazer a subscrição. O prazo para essa etapa é até sexta-feira, 13 de agosto. Veja abaixo o cronograma completo dessa primeira emissão:

Evento Data
Divulgação do site do ETF e início do Roadshow 9 de agosto de 2021
Início do período de subscrição de Cotas 9 de agosto de 2021
Prazo final para adesão dos Participantes Especiais 11 de agosto de 2021
Encerramento do período de subscrição de cotas 13 de agosto de 2021
Data de Liquidação Financeira da Primeira Emissão 17 de agosto de 2021
Data de Início da Negociação das Cotas na B3 18 de agosto de 2021

Como participar da primeira emissão?

Os pedidos de subscrição podem ser feitos por meio das corretoras credenciadas como agentes autorizadas do fundo. Nos canais delas, elas anunciarão a participação nessa primeira emissão e a colocarão à disposição de seus clientes.

O prazo para adesão das corretoras encerra nessa quarta-feira, dia 11, de forma que até amanhã, dia 12, deve ser divulgada a lista completa das corretoras que estão participando.

O valor da cota nessa primeira emissão é de R$ 50,00. Os pedidos de subscrição poderão ser feitos em unidades de 1 cota, ou seja, tendo R$ 50,00 já é possível participar da primeira emissão.

Como adquirir cotas do ETHE11?

A partir do dia 19 de agosto de 2021, as cotas do ETF poderão ser adquiridas via qualquer home broker com acesso à B3, com o ticker ETHE11.

Vale lembrar que sobre os ganhos com ETFs inside a tributação do Imposto de Renda, com alíquota de 15%.

O que é o Ethereum?

Criada em 2015, a blockchain Ethereum é a principal plataforma para desenvolvimento de aplicações descentralizadas, tendo em seu criptoativo, o ether (ETH) o segundo maior ativo digital do mundo em valor de mercado.

A Rede Ethereum é capaz de executar smart contracts e servir de base a outras aplicações da tecnologia blockchain que vêm transformando o mercado financeiro, como finanças descentralizadas (DeFi), Web3 e tokens não-fungíveis (NFTs).

Apesar de já ser a maior blockchain de DApps do globo, o Ethereum também é a que mais cresce: apenas nos últimos 3 anos, o número de desenvolvedores ativos na rede cresceu 215%.