A Hashdex, maior gestora de criptoativos da América Latina, anunciou na terça-feira, dia 13 de julho, o lançamento de seu segundo Exchange Traded Funds (ETF) de criptomoedas: o BITH11. E o período de subscrição de cotas, de acordo com o cronograma divulgado pela gestora, encerra nessa sexta-feira, dia 30 de julho.

A exposição dele é 100% em Bitcoin e ele vem com uma super novidade: o BITH11 foi desenvolvido com a intenção de neutralizar as emissões de carbono decorrentes do investimento em Bitcoin. Essa foi considerada uma ótima sacada, tendo em vista que uma das principias críticas à criptomoeda, é justamente a poluição causada por sua mineração.

De acordo com a Hashdex o BITH11 está sendo administrado e custodiado pelo Banco Genial S.A e replica o Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Rate Fundo de Índice, um índice criado em parceria entre a Hashdex e a Nasdaq, que busca refletir globalmente o movimento do mercado de criptoativos.

"O BITH11 é um produto que oferece acesso ao Bitcoin de forma simples, segura, regulada e sustentável na Bolsa Brasileira", diz a Hashdex em seu site. Saiba mais sobre o ETF abaixo.

Sobre o BITH11

Para atingir seu objetivo, o fundo investirá no mínimo 95% de seu patrimônio em cotas do fundo de índice alvo, o Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF que, por sua vez, investe em ativos financeiros emitidos e/ou negociados no exterior, em particular, Bitcoin ou em posições compradas no mercado futuro, de modo a refletir de modo geral a performance do NQBTC.

O fundo é destinado a investidores em geral que aceitem os riscos inerentes ao investimento e busquem rentabilidade condizente com o objetivo do fundo. Caso o investimento no fundo seja realizado por investidor não residente, o investidor não residente deverá avaliar a adequação da aquisição das cotas do fundo à legislação aplicável em sua jurisdição.

Os investidores que optarem por adquirir o ativo terão que pagar uma taxa de administração de 0,3% ao ano e de 1% ao ano de Taxa de administração máxima, incluindo o fundo de índice alvo.

Além disso, vale lebrar que sobre esse tipo de investimento há a incidência do Imposto de Renda com aliquota de 15% sobre os rendimentos.

Cronograma e subscrição

De acordo com a Hashdex, o processo de entrada do ETF na B3 terá o seguinte cronograma:

Data Evento
13/07/2021 Divulgação do site do ETF e início do Roadshow
15/07/2021 Início do período de subscrição de cotas
20/07/2021 Prazo Final para adesão dos Participantes Especiais
30/07/2021 Encerramento do período de subscrição de cotas e Proecedimento de locação
03/08/2021 Data da Liquidação Financeira da primeira emissão
05/08/2021 Data de início da negociação das Cotas na B3

Após o fim do período de subscriçao, o próximo passo será a liquidação financeira dessas cotas reservadas, que deve acontecer no dia 3 de agosto de 2021. Já o início das negociações do BITH11 está previsto para o dia 5 de agosto.

Neutralização das emissões de carbono

De acordo com a chief of growth da Hashdex, Roberta Antunes, a empresa gestora do ETF entende que o "bitcoin pode contribuir muito para incentivar o uso de energia limpa ao redor do mundo. Queremos antecipar esse movimento e oferecer ao investidor um produto que estimule o potencial sustentável deste ativo", disse ela em em comunicado à imprensa.

"Para nos ajudar, contamos com o apoio da empresa alemã Crypto Carbon Ratings Institute (CCRI), provedora de uma metodologia globalmente reconhecida para cálculo de emissão de carbono em redes blockchain", acrescenta Roberta.

A CCRI produzirá relatórios anuais, contendo cálculos e estimativas do consumo de energia e emissão de carbono relativos ao processo de mineração da rede Bitcoin, bem como de todos os ativos adquiridos pelo Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF (HDEX.BH) - fundo-alvo do BITH11.

Com base nos cálculos, o ETF reduzirá sua pegada de carbono e buscará investir em projetos que viabilizem a manutenção do meio ambiente. A Hashdex contará com a assessoria da CCRI na seleção dos potenciais parceiros e projetos que visam reduzir esse impacto ambiental no Brasil e no mundo.

Resumo do BITH11

  • Benchmark: NQBTC
  • Taxa de administração: 0,3% a.a. (1% a.a. considerando o fundo de índice alvo)
  • Moeda: R$ (real)
  • Administrador: Banco Genial S.A
  • Gestor: Hashdex Gestora de Recursos Ltda.
  • Custodiante: Banco Genial S.A
  • Código de negociação: BITH11
  • Código ISIN da cota: BRBITHCTF004

Você pode conferir mais informações sobre o BITH11 no site da gestora, além da documentação disponível e referente ao regulamento, à metodologia e aos fatores de risco do fundo.