Muitos consumidores estão se perguntando nos últimos tempos o que é o tal do Cadastro Positivo. Graças a um projeto aprovado pelo Presidente da República, agora os bancos podem cadastrar os consumidores nessa lista, sem precisar de qualquer autorização prévia. Neste artigo, você vai entender o que é o Cadastro Positivo e como ele funciona na prática.

O que é cadastro positivo?

Em poucas palavras, o cadastro positivo serve para que o consumidor consiga crédito de maneira mais fácil. Além disso, quem estiver com o nome limpo na praça poderá provar que é um bom pagador e também poderá aumentar o score de crédito como consequência.

Devemos salientar que mesmo com o nome limpo, pode ser complicado conseguir crédito se o score estiver baixo. Muitas vezes isso ocorre por falta de informações referentes ao consumidor. Desta forma, não é possível saber se este consumidor é um bom pagador e irá honrar seus compromissos.

Mais precisamente falando, o Cadastro Positivo é uma espécie de banco de dados com informações sobre o consumidor referente ao pagamento de dívidas. Por exemplo, se você compra algo, as instituições financeiras terão algumas informações como o valor do bem, o valor das parcelas que são pagas mensalmente, o vencimento, os pagamentos que já foram realizados e também os dados cadastrais do consumidor.

Mas afinal, como funciona o Cadastro Positivo?

Antes de mais nada, o consumidor deve abrir o seu Cadastro Positivo. Esse cadastro pode ser feito gratuitamente em bancos nos quais o consumidor possui um relacionamento, ou também nos sites dos órgãos de proteção crédito (Serasa, SCPC Boa Vista e SPC).

A partir do momento em que vcê já está no Cadastro Positivo, cada vez que uma conta sua é paga, a informação vai para o banco de dados. Essas informações são acessadas pelos bancos e outras instituições financeiras no momento em que o conumidor solicita crédito.

Contas pagas, compras com os cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, tudo isso entra na base de dados do Cadastro positivo para que sejam analisados pelos bancos. Além disso, algumas dessas informações ajudam a aumentar o score de crédito. Por exemplo, as informações referentes às contas pagas, podem ajudar nesse aumento, pois, mostra que o consumidor é um bom pagador.

Sou obrigado a entrar no Cadastro Positivo?

A resposta é não, apesar do projeto visar incluir todos os consumidores no Cadastro positivo, esses consumidores devem ser avisados com 1 mês de antecedencia e também podem pedir para serem excluídos do cadastro a qualquer momento.

Então, gostou do artigo?