Há alguns anos, o Nubank vem se tornando uma das instituições financeiras mais conhecidas, e com o maior crescimento no Brasil. O Banco, que se tornou símbolo de uma revolução tecnológica dentro das instituições financeiras, se tornando inclusive modelo para seus concorrentes em diversos aspectos.

Uma das grandes medidas foi o fim das tarifas de manutenção, além da opção de fazer transferências bancárias de forma gratuita para qualquer outra conta e também a possibilidade de acompanhar todas as movimentações através do aplicativo foram apenas algumas vantagens alavancadas pelo Nubank.

Entretanto, o Nubank criou mais uma opção: o investimento RDB. Você sabe o que é isso? quais as utilidades? Foi justamente pensando nisso que iremos elencar aqui tudo o que você precisa saber sobre a modalidade de investimento na qual o Nubank está migrando:

O que é o investimento RDB?

O RDB (Recibo de depósito bancário), é o termo técnico para se referir ao tipo de investimento de renda fixa, que apresenta baixo risco. Assim como outras modalidades de renda fixa, o rendimento do RDB também está diretamente relacionado com o CDI. Ou seja: ele rende uma porcentagem do CDI.

Quais as diferenças?

Diferente da conta de pagamentos tradicional, onde o dinheiro fica aplicado em títulos públicos. os valores aplicados em RDB podem ser usados pelas instituições bancárias para outras finalidades, como por exemplo, oferecer empréstimos.

Justamente por poder ser misturado com o patrimônio da instituição, os valores aplicados nesta modalidade estão protegidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Nubank começa migração para investimento em RDB. (Foto:Google)
Nubank começa migração para investimento em RDB. (Foto:Google)

O que é o FGC?

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma instituição que protege os investimentos dos clientes caso aconteça algum problema com a instituição bancária. O FGC é uma instituição sem fins lucrativos que funciona como um seguro para os bancos e outras instituições bancárias. Esta proteção não pode ser cobrada dos clientes.

Qual a vantagem do RDB?

Em um primeiro momento, a modalidade não apresenta grandes mudanças para os clientes das instituições bancárias. Entretanto, o fato de seus investimentos estarem protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito já é um grande "seguro" para os clientes.

Mas vale reforçar que o dinheiro em títulos públicos também é considerada uma opção muito segura, dado que o dinheiro colocado é separado do patrimônio do Nubank.